equipe jagua

A Prefeitura de Jaguarari integrou ação conjunta para combater o grande incêndio que atingiu propriedades rurais nas imediações da Serra da Bananeira na tarde da última Quinta (27).

     Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal, servidores de capina da Secretaria de Administração e do Corpo de Bombeiro de Senhor do Bonfim realizaram uma ação conjunta que mobilizou mais de vinte e cinco pessoas.

     A Prefeitura disponibilizou pás, inchadas, facões, 03 bombas costal d’água de 20 litros e abafadores para fazer o aceiro e evitar que o fogo se alastrasse para outras propriedades.

     O incêndio começou por volta das 15 horas de quinta-feira e segundo relatos de caçadores teria sido criminoso. Devido à estiagem, as chamas se alastraram rapidamente. As equipes só conseguiram controlar o fogo por volta das 13h30min de sábado (2).

     O incêndio que destruiu cerca de dois mil metros de área foi considerado de grandes proporções e provocou danos nas áreas atingidas (Serra da Bananeira e Serra da Margarida), situadas próximas a serra do Bendó.

 Segundo o chefe da Guarda Municipal, José Adalto Rodrigues, os danos não foram maiores, em virtude da ação rápida e ao trabalho incansável das equipes que atuaram no combate ao fogo. “O ocorrido mostrou a importância de Jaguarari hoje contar com uma equipe estruturada, com funcionários treinados e equipamentos adequados para dar uma resposta rápida e atender a população em situações de emergência”, disse.

Segundo José Adalto, fiscalizando e denunciando quaisquer incidentes com o uso indevido do fogo, a comunidade colabora para o combate efetivo das queimadas criminosas e ajuda a evitar degradação do meio ambiente.

Em caso de focos de incêndio ou denúncias de queimadas, acione a Polícia Militar (190) e a Secretaria de Meio Ambiente (9982-6743).

 

Foto e Texto: Clédson Carvalho;

Revisão: Cosme Bonfim.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso