a opa 1

OPA

O que é?

OPA-Organização de pesquisa e pratica em artes Zé da Almerinda é um projeto que engloba teatro,musica,dança, artes visuais e literatura. Todos estes eixos são devidamente trabalhados visando á formação integral dos adolescentes, fornecendo um maior enriquecimento da inteligência, estimulando e desenvolvendo as áreas psicológicas, afetivas e estéticas contribuindo para melhor rendimento do ensino aprendizagem.

Justificativa

O distrito de Igara, para qual o projeto é direcionado, é conhecido como espaço de grande vulnerabilidade social, ocorrendo que, as maiorias dos jovens e adolescentes estão ai inseridos e sozinhos não dispõem de força suficiente para tornarem-se isentos destes riscos.

O que faz?

·         Produção de espetáculos teatrais.

·         Dança

·         Recital poético

·         Quadrilha junina

·         Movimentos culturais em geral

·         Bingos e outras atividades

·         Formação pessoal

 

Perspectiva 2013

A OPA- tem trabalhado em busca de um sonho que é fundamental para a continuidade de nossos trabalhos- a sede própria.

Desde a sua fundação, OPA tem enfrentado este problema, sem espaço para ensaio e para guardar figurinos, cenários, adereços e até moveis que recebemos como doação.

Enfim, todos os nossos esforços estão empenhados nesta luta e para isso contamos com parceria da comunidade de Igara e toda a sociedade bonfinense que em muitos momentos direta ou indiretamente nos têm dado apoio e nos incentivado a seguir em frente.

Reconhecemos e agradecemos a generosidade de muitas famílias que abre as portas para nós e que nos tem ajudado a realizar tanto apesar dos desafios. Ainda é proposta nossa, tomar as atitudes necessárias para a oficialização de nossa Organização Não Governamental (ONG) para que possamos gozar de melhores benefícios na conquista de políticas publicas para nosso distrito.

Equipe de coordenação

OPA possui uma organização interna para fins administrativos que possibilita, dentro de nosso cooperativismo, coordenar as atividades de forma participativa, porém especifica para cada área os membros da equipe tem capacitação.

Sendo assim, a área da cultura popular possui como coordenador um mobilizador cultural, a parte de técnicas e oficinas também fica sob responsabilidade de um formador especifico e assim sucessivamente.

Apesar de não possuir-mos ainda um estatuto interno, nossa ONG respeita, para fins disciplinadores e formativos algumas regras básicas de relação com a comunidade e praticas interna de trabalho.

a opa 2a opa 3

Nossa coordenação fica assim definida em 2013, já que, a mesma equipe iniciou e atuou com muito empenho em 2012.

 

Coordenadora – Alexandrina Carvalho

Vice – Antonio Alves Sobrinho

Tesoureiro– Juliana Castro

Secretaria – Maria Julia Castro

Diretor cultural – Jhon Wilton

Coordenador de teatro – Messias Martins

Técnico de oficinas– Messias Martins, Jhonatan Bento, Monalisa Salazar, Maria Julia Castro, Jhon Wilton, Jailton Ventura, Antonio Alves Sobrinho, Mauricio Martins, Conceição Lins,Paula Juliana,Luciara.

Articulador de eventos– Jhonatan Bento

Coordenador de projetos – Gilmara Claudia

Assessoria de comunicação – Conceição Lins

Almoxarife- Marcos Martins

Compartilhe isso