Itíuba vive a pior seca dos últimos anos

Figura17

O nordeste vive um momento difícil, que tem refletido em todo o país, pois a seca tem causado um grande prejuízo à economia tanto na agricultura quanto na pecuária, devido à diminuição na produção dos derivados do leite, de carne bovina e frango, grãos etc, além do sofrimento da falta de agua, prejudica também o setor energético.

Figura12

Em Itiúba foi decretado estado de emergência, a população sofre com os efeitos da seca já há bastante tempo, principalmente com a falta de água que assola todo o município, o nível do açude de Rômulo Campos é muito baixo e preocupa bastante os moradores.

Figura16

A Prainha, ponto turístico da região está praticamente deserta, os quiosques praticamente vazios, já que devido ao baixo nível da agua, não há mais banhistas, o que ocasionou prejuízos para a economia da região.

Figura121

Na altura do povoado de Piaus, o açude está totalmente seco, segundo moradores da região, o abastecimento de a água (para beber) está sendo feito pelo exercito e vem da barragem de Ponto Novo e a água para (gasto) os moradores estão indo buscar na região de Lagoa das Moças município de Cansanção, ou nas chamadas “cacimbas de minação” que são cavadas pelos próprios moradores, apenas para se ter uma ideia, o caminho trilhado para se chegar até a referida região está sendo feito por dentro do açude já que o mesmo virou uma espécie de estrada. Até o presente momento o açude ainda não está sendo limpo, mas os moradores estão um pouco mais otimistas, já que o Governo do Estado decretou estado de emergência, provavelmente chegue alguma espécie de auxilio, e seja feita algum movimento para a limpeza do açude.

Figura11

O Governador em Exercício na Bahia, Otto Alencar, assinou na ultima segunda – feira (14) o Decreto n° 14.282, declarando situação de emergência em vários municípios da região, além de Itiúba estão, Senhor do Bonfim, Andorinha, Pindobaçu, Ponto Novo, Filadélfia, Campo Formoso, Jaguarari.

Infelizmente a seca sempre assola nossa região, agora ela está bastante intensa, mas é algo que ocorre sempre e pouco é feito para se minimizar os efeitos da mesma, só temos a real dimensão do problema quando observamos de perto e quando o vivenciamos no nosso dia a dia.

Segue links para alguns vídeos amadores feitos em 13/01/2013 as margens do açude

https://www.youtube.com/watch?v=VGSffnIWBuM

https://www.youtube.com/watch?v=McVYteBHbWQ

https://www.youtube.com/watch?v=2afYJJXDLIE

https://www.youtube.com/watch?v=QV6PWi5yA_0

Por Tatiana Pereira, do Bonfim Notícias
Fotos por Tatiana Pereira, Agnaldo Dantas, Domilson Moreira e Itiúba Terra Linda
Compartilhe isso