agricultores-300x225

 

 

 

 

 

O Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), está transformando a vida de centenas de agricultores familiares do semiárido baiano. Só na microrregião de Senhor do Bonfim mais de 300 produtores familiares já possuem reservas estratégicas de alimentos para os animais em período de estiagem e são orientados para o plantio adensado das mudas, resistentes à cochonilha-do-carmim, que alcança uma produtividade dez vezes maior que o modelo convencional.

O Programa é uma iniciativa que tem como objetivos a inclusão social do agricultor familiar, a geração de emprego e renda e a capacitação do agricultor para o enfrentamento direto dos períodos de falta de chuva. Inicialmente o programa atende à 19 comunidades, pontos de convergência da caprinocultura e da bovinocultura de leite, na microrregião de Senhor do Bonfim, território duramente castigado pelo longo período de seca.

O agricultor familiar Euclides Alves da Silva, 66 anos, morador da comunidade de Sítio do Açude, em Andorinha, é um dos que plantaram e colheram os frutos dessa metodologia. “Plantando e colhendo, a gente deu de comer para o gado. No dia em que nós cortamos a palma, plantada como a EBDA ensinou, tivemos grande vantagem, uma produção muito maior do que antes. Ajudou muito nesta seca, além de fez economizar com a compra de ração para o meu rebanho e ainda gasto menos tempo pra plantar e colher. Agora eu já estou preparando a terra, que é, para quando der uma chuvinha, eu arar e plantar pra colher muito mais.” afirmou Alves.

Os municípios de Antônio Gonçalves, Cansanção, Campo Formoso, Caldeirão Grande, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Ponto Novo, Pindobaçu e Senhor do Bonfim já concluíram a primeira parte do programa, que consiste na apresentação e sensibilização da comunidade com relação à importância econômica e social das ações, identificação da área, preparo do solo, cercamento e plantio. Trata-se de um projeto liderado pela EBDA com a participação direta da comunidade na forma de mutirão.

Segundo Paulo Roberto Rafael de Freitas, responsável pelo projeto na região de Senhor do Bonfim, “Neste dialogo existe a possibilidade de aprender e ensinar, de construir, de orientar o agricultor a se ajudar, não em um aprendizado unilateral, mas em uma contínua troca de saberes.” afirma Paulo.

Na microrregião de Senhor do Bonfim,as ações são realizadas com parcerias. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) armazena e disponibiliza o caminhão para o transporte das mudas até as localidades; as prefeituras entram com os tratores para o preparo do solo, e a EBDA fornece os insumos e todo o preparo técnico aos agricultores familiares.

Fonte: Assimp/EBDA

Compartilhe isso