barragem aipim 1

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa informa que está intensificando o racionamento de água em Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Campo Formoso e Jaguarari. A causa é a diminuição acentuada dos níveis das barragens que abastecem estes municípios e localidades circunvizinhas, e pretende preservar a pouca água que resta por um período maior possível.

 

Por causa da diminuição dos níveis das barragens do Aipim (atualmente com volume próximo de 40% de sua capacidade total) e do Prata (com apenas 10 % de sua capacidade total) a Embasa teve que fazer ajustes no processo de abastecimento, já que a vazão da água também diminuiu. O período de intermitência (dias sem água) pode chegar até cinco dias em Senhor do Bonfim, seguindo o esquema de manobras. Essa medida é necessária e urgente, pois a previsão é de que as duas barragens que abastecem o município entrem em colapso em março de 2013, caso as chuvas não ocorram conforme o esperado.

Em relação aos problemas de abastecimento no bairro Brisas do Monte, a Embasa afirma que o fornecimento de água foi regularizado esta semana, e nesta quinta-feira, 03 de janeiro de 2013, todo o bairro vai receber água novamente. Por sua vez, as localidades de Anacleto, Lagoa do Coxo, Quicé, Tanquinho, Lajes, Assentamento jibóia, Três Morros, Fazenda Urubu, Várzea do Mulato, Alagoinhas, Botequim e Cruzeiro tiveram o abastecimento prejudicado por uma série de quebramentos, e, por isso, carros-pipa estão sendo utilizados até que seja normalizado o abastecimento.

A Embasa reconhece os problemas operacionais ocorridos nas últimas semanas em Senhor do Bonfim, que prejudicaram o abastecimento no município, mas pede a compreensão e o apoio da população para este período difícil de escassez de água. Cada morador pode fazer a diferença evitando desperdícios de água, utilizando-a apenas para fins essenciais.

Ascom Embasa