O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo da Bahia promovem, nos dias 05 e 06 de dezembro, dois eventos estaduais de encerramento da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado, ambos no Fiesta Convention Center (Av. ACM, 711 – Pituba). Nesta quarta-feira (05.12), às 15 horas, 33 municípios do Semiárido baiano – de um total de 204 participantes da iniciativa – receberão a certificação do UNICEF por terem alcançado os maiores avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A cerimônia, no Salão Lótus, contará com a presença do governador Jaques Wagner e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, que assinarão simbolicamente o novo Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido.

São esperadas 400 pessoas, entre prefeitos e delegações dos municípios, representantes de organizações do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência e do Comitê Gestor Estadual do Pacto do Semiárido. Os municípios vão receber do UNICEF troféus e certificados de reconhecimento e participação no Selo 2009-2012. O Governo da Bahia vai oferecer prêmios aos municípios aprovados na iniciativa, como Baús de Leitura e computadores, além de sortear coleções de livros da Fundação Pedro Calmon e duas quadras esportivas para as cidades que ainda não possuem este equipamento instalado pela Sudesb.

A cerimônia, com texto e concepção artística de Maria Eugênia Milet, vai valorizar a cultura e o povo do Semiárido brasileiro. Crianças, adolescentes, jovens atores e músicos do Grupo Ereoatá Teatro de Bonecos, de Lauro de Freitas, e do Samba de Lata de Tijuaçu, comunidade quilombola de Senhor do Bonfim, farão uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, e aos Territórios de Identidade da Bahia onde estão localizados municípios contemplados com o Selo.

Os 33 municípios certificados no Estado são: Banzaê; Barra da Estiva; Barrocas; Brejolândia; Caetité; Campo Formoso; Caturama; Iaçu; Ipupiara; Irará; Itiúba; João Dourado; Juazeiro; Lagoa Real; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa Senhora; Marcionílio Souza; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Muquém de São Francisco; Nova Fátima; Paramirim; Paulo Afonso; Pé de Serra; Pindobaçu; Pintadas; Presidente Dutra; São Domingos; Serra Dourada; Souto Soares; Uibaí; e Valente.

Na quinta-feira (06.12), os representantes dos municípios voltam a se reunir no Fiesta Convention Center, desta vez no Salão Íris, para o Seminário de Avaliação do Selo UNICEF Município Aprovado, das 9 às 17 horas. Os 200 participantes – entre técnicos que coordenaram o programa nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e lideranças adolescentes – vão conhecer mais detalhadamente os resultados da Edição 2009-2012, no Brasil e na Bahia, e trocar experiências sobre a caminhada do Selo no campo.

Fonte: Geraldo José

Compartilhe isso