UPB realiza encontro de prefeitos eleitos e reeleito


A UPB realiza nos próximos dias 09 a 11 deste mês o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, sustentabilidade e inovação, desafios para a nova gestão. O encontro acontece no Resort Vila Galé Maré, Camaçari. Consciente da responsabilidade que tem junto aos municípios, a UPB mais uma vez reúne gestores no objetivo de partilhar experiências e conhecimento sobre a gestão pública.

O prefeito eleito de Senhor do Bonfim, Edvaldo Martins Correia(PTN), vai participar do evento. Correia já seguiu viagem para Salvador.

Cada vez mais é exigido dos gestores públicos conhecimento administrativo e legislativo. A pauta de uma gestão pública envolve questões cada vez mais abrangentes. Conhecer as necessidades do município não significa que o gestor realizará uma boa administração. Com a globalização, problemas locais podem ganhar destaque regional, nacional e até mundial, e a solução vir através da partilha de conhecimento e responsabilidade, com os consórcios públicos.

Se isto não bastasse, tem ainda a lei de responsabilidade fiscal que cada vez mais requer critérios administrativos e controle do gestor. A consciência ambiental, o impacto que uma obra pode ter no meio ambiente, o destino de resíduos sólidos e a coleta seletiva, a aplicação dos recursos do SUS, entre outros tantos assuntos que a sociedade além de exigir como ação governamental, tem direito e acesso às informações da gestão e das obras.

Por isso o encontro de Guarajuba surge como um auxiliar para os novos gestores e os reeleitos. Na abertura, dia nove, será discutido os objetivos do milênio e como eles podem ser implementados nos municípios. O dia 10 inicia com a palestra: Transição de Governo Democrática e Republicana, a importância do processo de transição democrático e responsável nos municípios, que acontece às 9 horas, em seguida os efeitos econômico mundial é debatido através do tema: O Cenário econômico mundial, os impactos no Brasil, na Bahia e os reflexos para as novas administrações públicas.

A importância do planejamento frente às necessidades sustentáveis do município, destacando o plano municipal de saneamento, planejamento e gestão estratégica, é o tema abordado no final da manhã. Às 14 horas os debates voltam a serem realizados, desta vez falando sobre políticas públicas, programas e projetos voltados para os municípios.

Ainda no dia 10 será debatido: Planejamento Estratégico, Municípios e a Nova Legislação do Saneamento (11h), Políticas públicas, programas e projetos dos governos federal e estadual voltados para os municípios (14h), Cidades criativas e inovadores, Soluções do Banco do Brasil para a Gestão Municipal, Desenvolvimento Sustentável, Programa Agricultura de Baixo Carbono e a Comunicação e Marketing aliados a Gesão Municipal (15h30)

No dia 11 a programação inicia às 9h, Linhas de financiamento à administração pública municipal. A partir das 10h30 Novo Modelo de Gestão Contábil e Fiscal e as considerações finais do encontro. O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam, Elimidia e Webline.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE PREFEITOS ELEITOS E REELEITOS
Sustentabilidade e Inovação: Desafios para a Nova Gestão
Data: 09 a 11 de novembro 2012
Local: Resort Vila Galé Marés – Camaçari-BA

15:00h – CHECK-IN E CREDENCIAMENTO

16:15h – PALESTRA TÉCNICA
ENTENDENDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO E COMO ELES PODEM SER IMPLEMENTADOS NOS MUNICÍPIOS
Palestrante: Olavo José Perondi
Coordenador de Projetos Especiais – ODM
20:00h – SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA
Jaques Wagner – Governador do Estado da Bahia
Luiz Caetano – Presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB e Prefeito de Camaçari
Olavo Noleto – Governo Federal – Subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria da Presidência da República
Marcelo Nilo – Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
Paulo Maracajá Pereira – Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM/BA
Edival Passos – Superintendente do Sebrae – Bahia

21:00h – JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO

Compartilhe isso