DIREITO DE RESPOSTA 1

Apesar de inúmeras denuncias por telefone e pessoalmente que temos recebido do atraso da entrega dos exames do laboratório central do Município lACEN, a direção do órgão nega denuncias da população veja a nota:

ESCLARECIMENTO DO LACEN A RESPEITO DA DENÚNCIA DE ATRASOS NOS EXAMES

O Lacen de Senhor do Bonfim não esta com demanda de agosto e setembro de exames de rotina atrasados. Estamos com o equipamento de bioquímica aguardando a visita técnica que esta agendada para terça- feira (30/10). Desde o momento que o equipamento apresentou o problema, em meados de outubro, entramos em contato com a empresa ALBALAB para realizar a manutenção da máquina. Os técnicos da empresa só tinham agenda disponível para esse mês nas datas de 30 e 31 de outubro.

Temos um Freezer a( – 70 graus ) para armazenar amostras sem perder a qualidade por 6 meses, se por ventura for necessário, o que não é o nosso caso e se assim o fosse; o sangue não perderia seus componentes viáveis para o exame. Esses problemas com equipamentos não é exclusivo do lacen de Senhor do Bonfim, outros Lacens, também vivenciam atrasos por muitos motivos que não dependem somente deles, mas somos uma rede preparada para situações adversas, pois o resultado do exame não pode jamais ser prejudicado.

Nossa coordenação, não é uma coordenação de ficar em frente a um computador e uma mesa,somente. Nós vamos para à execução dos exames, trabalhamos na bancada, digitação de laudos, controle de qualidade e a população pode ter certeza que no período pós concerto da máquina trabalharemos em regime intensivo para colocar em dia a nossa demanda de outubro, pois o nosso objetivo é atender bem e entregar os resultados no tempo agendado, e podemos garantir a todos que depois desse contrato de manutenção fechado os exames de rotina do SUS terão entregas em tempo hábil de no máximo 7 dias após a coleta.

Nesses últimos meses tivemos encontros pessoais com a Gestão Estadual de Laboratório e a verba para a reforma do Lacen foi liberada. Estamos em processo de ampliação e melhora contínua e o Estado vem investindo muito em nossa equipe, pois a qualidade é chave do nome Lacen.

Vale salientar que fizemos uma busca ativa em nosso programa e não existe nenhum paciente chamado Marcelo( AUTOR DA DENÚNCIA ) com exame em aberto, mesmo porque não temos exames de rotina dos meses de agosto e setembro sem resultado. Essa informação foi maldosa e esse desfecho de mangue foi infeliz, porque somos uma equipe comprometida e que trabalha até fora de horário, final de semana para melhor atender a população de Senhor do Bonfim.O que observamos é que esta crítica esta fundamentada somente em interesses pessoais que em nada colaboram com os nossos serviços.

Gratas.

Vandeglecia Cardoso e Olga Coelho

Blog Cleber Vieira