O gabinete do Governador Jaques Wagner deu encaminhamento, à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da indicação do deputado Carlos Brasileiro (PT) referente à revitalização da Bacia hidrográfica do Riacho do Gruna, em Senhor do Bonfim. O pedido foi protocolado e encaminhado para providências, segundo ofício direcionado à presidência da Assembleia Legislativa.

A bacia do Riacho do Gruna, com nascentes do Rio Itapicuru, contribui para a Barragem da Suíça, em Bonfim. Diante da importância da mesma para toda a região, sobretudo nos períodos de estiagem, o deputado Carlos Brasileiro pediu ao Governo que proceda a revitalização da bacia.

Bonfim possui duas regiões distintas, uma de caatinga e outra úmida, próxima do Riacho do Gruna. Atualmente, em função da estiagem, a região de caatinga de vários municípios próximos, a exemplo de Andorinha e Jaguarari, é abastecida pela barragem da Suíça. Diante da preocupação com a possível escassez da água e com a atual diminuição do nível da Barragem da Suíça, a Unidade Regional do Inema em Bonfim realizou inspeção na bacia. “Vale ressaltar, que no período crítico de seca em 1994, 2001, e 2002, os riachos foram de vital importância no abastecimento de água da região”, lembrou Brasileiro.

Segundo o parlamentar, levando-se em conta o volume diário de retirada pelos caminhões pipa, o aporte de água que irá gradativamente diminuir, se não ocorrerem chuvas nos próximos meses, e perdas por evaporação, é possível que o sistema entre em colapso. “Faz-se necessário uma ação, ao longo dos riachos que compõem as nascentes do rio Itapicuru, objetivando coibir os impactos, pois, foram levantados pela inspeção agressões ao meio ambiente, como desmatamento das matas ciliares, construção de barragens de níveis no curso do rio, derivação de água para propriedades rurais, ações que vêm contribuindo gradativamente para seu assoreamento”, citou.

Fotos Cleber Vieira


Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação
Tel.: (71) 3115.5570/7153

Compartilhe isso