Com o objetivo de orientar, levar informações e conscientizar à população, a Secretaria de Saúde de Jaguarari realizou a palestra “Outubro Rosa”, movimento mundial de prevenção ao câncer de mama, uma das doenças que mais afetam mulheres no mundo.

 

Durante a palestra ministrada por Lisi Jambeiro, abordou-se da necessidade de Mudanças no estilo de vida, como: adoção de alimentação saudável, de prática de atividades físicas, além da poção por não fumar e não abusar de bebida alcoólica, dentre outras atitudes fundamentais para prevenir o câncer.

Além disso, ressaltou-se a importância da prevenção, que inclui a ida regular ao médico e realização de exames clínicos e mamografia. “É importante que as mulheres se consultem regularmente na unidade de saúde, que é a porta de acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou a palestrante.

 

Destacou-se ainda, a necessidade de que mulheres a partir dos 40 anos precisam realizar o exame clínico das mamas. Já a partir dos 50 anos, a realização de um exame mais específico, a mamografia, deve ser realizado a cada dois anos, conforme padronizado pelo Inca e Ministério da Saúde.

 

Informou-se também, que mulheres com histórico familiar da doença têm mais chances de contrair um câncer de mama e devem, por isso, iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos, e realizá-la anualmente.

O desafio, de acordo com a especialista, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores adotando-se mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura.

 

Ao término da palestra foram realizados sorteios de brindes aos participantes e logo após, ofereceu-se café da amanhã aos participantes.

 

A palestra ministrada pela enfermeira Lisi Jambeiro, e contou com colaboração de Flávia Freitas, enfermeira da rede municipal. O evento aconteceu no centro de cultura da paróquia de Jaguarari, quarta-feira, 24 de outubro.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe isso