O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) criticou hoje possíveis manipulações de pesquisas nas eleições municipais deste ano. “Agora virou moda, no interior, vários municípios terem institutos localizados que não existem nem de fato. São pesquisas compradas e registradas na tentativa de influenciar o resultado nos pequenos municípios do Brasil”, apontou o parlamentar em discurso na Câmara dos Deputados.

O deputado citou a capital baiana como exemplo de discrepância entre os números apresentados pelas pesquisas e o resultado da eleição. “Em Salvador, minha cidade, o candidato ACM Neto, que tem nosso apoio, recebeu na véspera da eleição um resultado 6% a menos. Na boca de urna, 7%; no dia da eleição, foi o primeiro colocado. E, em Manaus, houve um caso mais escandaloso. Colocaram um empate de 29% a 29%, e, no dia da eleição, foram 40% para Arthur Virgílio e 19% para a Senadora Vanessa”, afirmou.

Jutahy Júnior observou ainda que em São Paulo, quando todos os institutos davam que o José Serra estava numa situação ascendente, o instituto IBOPE colocou-o em 3ºlugar. “A Presidente Dilma e o ex-presidente Lula concentraram suas campanhas em três Estados: São Paulo, Salvador e Manaus. Será que é coincidência, que exatamente nesses três Estados o IBOPE errou da forma mais escandalosa e escancarada? Eu não acredito em coincidência. Essa manipulação dos institutos de pesquisa tem de ter um basta”, concluiu