A aprovação de projetos encerrou na sexta-feira 28/09 a 9º edição do PJB (Parlamento Jovem Brasileiro) que reuniu, na Câmara, 78 estudantes de todo o país. Entre os 78 participantes a Bahia teve seis representantes ao qual estavam os estudantes e membros da UJS Bonfinense, Mikaelison da Silva Lima e Wesley da Silva Barreto, levando a bandeira do município de Senhor do Bonfim para a Câmara dos Deputados, onde Bonfim manda representantes desde 2007.

 

A presidência do PJB deste ano ficou pela 1º vez com um estudante baiano, Jônatan Gabriel Ramos Costa, da cidade de Lauro de Freitas, que admitiu ter mudado de opinião quanto às próprias aspirações. “Não tinha pensado em seguir carreira, mas após tudo o que vivi aqui passei a pensar melhor”, completou o estudante que vê os políticos como gestores do país.

 

Para o presidente da UJS Bonfinense, Tiago Freitas, o PJB é um programa enriquecedor para juventude brasileira, que tem contribuído muito desde sua 1º edição com os avanços políticos no país. “Desde sua 1º edição em 2004 o Parlamento Jovem Brasileiro já reuniu 613 estudantes de todo país, onde Senhor do Bonfim, participa desde a 4º edição no ano de 2007, mostrando a qualidade dos jovens do nosso município. O PJB é um projeto enriquecedor para a Juventude Brasileira, que muito tem contribuído nos avanços de políticas públicas voltadas para diversos segmentos, e é muito bom para mim como presidente ressaltar que desde a fundação da UJS aqui, nunca deixamos de ter membros nossos participando do programa, quero parabenizar Mikaelison e Wesley e também a todos os membros da UJS que já participaram do PJB.” Concluiu Tiago Freitas.

 

Mikaelison e Wesley ficaram deslumbrados com a experiência de representar o município de Senhor do Bonfim e o Estado da Bahia em um programa federal, e ao mesmo tempo ficaram orgulhosos por levar a bandeira da UJS e de sua Instituição de Ensino para a Câmara dos Deputados.  Os projetos dos mesmos foram:

 

Nome: Wesley da Silva Barreto

Colégio: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Cidade: Senhor do Bonfim

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de embalagens biodegradáveis em shopping centers e estabelecimentos comerciais de grande porte de todo o Território Nacional.

 

Nome: Mikaelison da Silva Lima

Colégio: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim

Cidade: Senhor do Bonfim

Projeto: Dispõe sobre criação de intercambio entre os Institutos Federais de Educação e Tecnologia.

 

A edição deste ano aprovou cinco projetos na plenária final, que poderão ser apadrinhados pelos Deputados Federais e virar Projeto de Lei, conheça os projetos:

 

Autor: Lucas Bernadinho

Estado: Mato Grosso

Projeto: Prevê disciplinas específicas sobre educação para pessoas com deficiência em cursos de licenciatura, de forma a especializar professores no atendimento a esses alunos.

 

Autora: Girlane Oliveira

Estado: Pernambuco

Projeto: Prevê a responsabilidade do Poder Público de produzir material didático em braile para alunos dos níveis fundamental e médio que sejam cegos ou tenham baixa visão.

 

Autor: Mateus Moreira

Estado: São Paulo

Projeto: Cria mais uma condição para o recebimento do Bolsa Família: os filhos de beneficiários do programa teriam que ter o aproveitamento mínimo de 60% na escola. Hoje o programa exige apenas 75% de presença na sala de aula.

 

Autora: Julie Belo da Silva

Estado: Rio de Janeiro

Projeto: Prevê prazo de sete dias para atendimento de pacientes pelo SUS.

 

Autor: Rodolfo Barros

Estado: Alagoas

Projeto: Institui campanhas publicitárias para incentivar a separação de resíduos sólidos nas residências e inclui os catadores de lixo nos sistemas municipais de coleta seletiva.

 

 

Fonte: UJS Bonfinense/Câmara dos Deputados

Foto: UJS Bonfinense/ Agências

 

Compartilhe isso