Cleber Vieira

O governador Jaques Wagner esteve visitando a cidade de Senhor do Bonfim neste sábado (29). Ele participou, a partir das 12h30 (meio dia e meia), de carreata em apoio a candidatura a prefeito do deputado Carlos Brasileiro (PT). O ato foi  encerrado com uma concentração na Praça José Gonçalves, no Comércio, onde  não conseguiu discursar com a sonora vaia que recebeu  dos presentes.

 

O governador este ano já foi vaiado em diversas ocasiões: Na festa do 2 de Julho, em Ubaitaba,no lançamento do eco esport em Camaçari ,em Campo Formoso agora em Senhor do Bonfim. O PT que soube muito bem conviver com o incentivo as paralisações e aos protestos ,agora tem que conviver com o contraditório, vaias e greves.

Parte da População de Senhor do Bonfim compareceu com faixas de protestos cobrando promessas não cumpridas como: Aeroporto,Barroca do Faleiro,melhorias do Hospital Regional entre outras reivindicações,a visita do governador em Senhor do Bonfim tornou-se em um grande constrangimento.

Liberdade de Expressão e a Democracia

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer . Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

Fotos Cinco Mil

Compartilhe isso