Prezados Senhores,

Analisando os projetos celebrados entre o Governo do Estado e o Município de Senhor do Bonfim, no ano de 2012, observamos um expressivo valor nos convênios feitos com a SEDES, secretaria que acomodava o Deputado Carlos Brasileiro.

Daquela secretaria foram repassados R$ 2.182.416,11, sim senhores, quase dois milhões e duzentos mil reais, um bom dinheiro para o nosso município.

A pergunta que se faz é, onde foi parar este dinheiro? Na identificação ao lado de cada convênio temos:
01 – CENTRAL DAS ASSOCIACOES AGROPASTORAIS FUNDO E FECHO com R$ 353.637,60;
02 – ASSOC ASSIST E ASSESS AOS TRAB RUR E MOV POPULARES com R$ 1.429.338,27.

Pois bem! Alguem conhece tais entidades? Onde está a prestação de contas de cada convênio? Onde o recurso público foi aplicado?

Para que não se diga que estou agindo com má vontade, pesquisei a tais entidades assim denominadas:

 

01.CAFFP Central das Associações Agropastoris de Fundo eFecho de Pasto da
Região do Senhor do Bonfim.

Diga-se, mais uma entidade com origem no MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é um movimento popular, camponês, social, autônomo, organizado e dirigido pelos
próprios camponeses em 16 estados brasileiros, com origem diretamente ligada ao
crescente empobrecimento que os camponesesvem sofrendo no Brasil, marcado pelo
Acampamento da Seca no Estado Rio Grande do Sul em 1995.

Central das Associações Agropastoris de Fecho e Fundo de Pasto (CAFFP), fundada
em 1994, com sede em Senhor do Bonfim, envolvendo os municípios de Senhor do
Bonfim, Mirangaba, Pindobaçu, Jaguarari, Itiúba, Andorinha, Campo Formoso,
Umburanas, e Monte Santo.

02.Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares-CACTUS .

Diga-se, mais outra entidade com origem no MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.

Para esta entidade pesquisamos o convite abaixo, para que todos possam saber um pouco mais sobre tal entidade e com todo o agradecimento da SEDES.

http://vozcamponesa.blogspot.com.br/2012/07/convite-encontro-microrregional.html?zx=11f8e7e2867275ed

sexta-feira, 6 de julho de 2012

 

CONVITE

 

ENCONTRO MICRORREGIONAL DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO.

 

A MISSÃO da Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares-CACTUS. Desde a sua fundação em 26 de Outubro de 1998 é, utilizar da ferramenta da assessoria e do acompanhamento técnico organizativo para compartilhar saberes e experiência da ciência, da técnica e pedagogia do povo, em parceria e integração com os/ as camponeses e camponesas, entidades afins, movimentos sociais, associações, cooperativas de técnicos/as, sindicatos, ONGs, pastorais, grupos organizados e, com isso, buscando formar e despertar a esperança em construir um mundo justo, ecológico,partindo da realidade do semiário em que as pessoas, grupos, comunidades, movimentos sociais sejam críticos, libertos e autônomos.

É com alegria que a CACTUS, vem por meio deste convidar três agricultores/as por município das famílias beneficiárias com o projeto cisterna,duas pessoas que compõem a Comissão Municipal de Água, uma liderança do MPA, CETA, Fundo e Fecho de Pasto, Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, GREPS, Associação Umbuzeiro, Obras Sociais da Diocese de Bonfim, COFASP, Pedreiros, Monitores/as de GRH e ACS,Animadores de comunidades, Kolping, Jovens que participaram da capacitação de confecção de bombas do Projeto Cisternas nos diversos municípios que atuamos para analisamos a conjuntura que nós estamos envolvidos,onde iremos ao mesmo tempo avaliarmos se o que estamos fazendo esta construindo uma sociedade melhor; por isso convidamos a todos e todas a participar do ENCONTRO MICRORREGIONAL DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO, que acontecerá nos dias 13 e 14 de Julho de 2012, na Comunidade Kolping de Senhor do Bonfim no endereço Praça Duque de Caxias nº 215-Senhor do Bonfim-Bahia.

PROGRAMAÇÃO

08h00 Credenciamento dos/as participantes
08h30min Café da Manhã
9h00 Mística
09h30min Apresentação da companheirada
0940min Apresentação da Programação
10h00 Análise de Conjuntura com Doutor Ari da Consulta Popular e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida dentro do Aspecto da Soberania alimentar x Agrotóxicos
11h 00 Debate com a Plenária
12h30min Almoço
14h00 Apresentação das Ações Desenvolvidas pela a CACTUS
15h00 Palestra com Doutor Ari da Coordenação da Consulta Popular e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida sobre Segurança Alimentar e Nutricionalx Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela a vida
16h25 Divisão dos Trabalhos de Grupo
16h30min Lanche
16h40 Trabalho de Grupo
17h40min Socialização dos Grupos e debates da Plenária
18h30min Encerramento do dia
18h40min Banho
19h00 Janta
20h00 Noite Cultural

14 de julho – sábado

07h00 Café,
8h00 Mística
08h15min Memória do dia anterior
0840min Introdução à avaliação/monitoramento das ações executadas
0855min Divisão e trabalhos dos grupos (pedreiros, famílias beneficiadas com o projeto cisternas, animadores de comunidades, monitores, comissão municipal e lideranças dos movimentos sociais).
10h00 Apresentação da Avaliação dos Grupos
10h40min Lanche
10h50min Encaminhamentos das próximas ações
12h20min Mística de encerramento e de envio
12h30min Almoço

 

Endereço: Praça Duque de Caxias, 69 Centro –Senhor do Bonfim-Bahia – CEP: 48970-000 

Tel-Fax: (74) 3541-4783- E-mail: cactus_bahia@hotmail.com/cactusprojetocisternas2010@gmail.com

Rita de Cássia Pereira de Jesus -Diretora Presidenta

Feitas as apresentações, volto a questão sobre o que fazem, como fazem e onde fazem? Para a primeira entidade foi repassado a quantia de R$ R$ 353.637,60, para a segunda a mixaria de R$1.429.338,27. Tai uma boa oportunidade da COMPANHERADA DO PT explicar a nossa população necessitada de apoio da SEDES e do Deputado, o que foi feito da mixaria de R$ 1.782.975,86, um bom dinheiro que merece ter explicação lógica da sua aplicação.

Humberto Santiago

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