O prefeito licenciado de Senhor do Bonfim e candidato a reeleição Paulo Machado (PP) esteve reunido na tarde desta segunda-feira (17/9) com membros do corpo docente da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus de Senhor do Bonfim, com a finalidade de ouvir as demandas da  instituição e apresentar propostas com vistas à melhoria da qualidade do ensino no município.
O professor Anilson José de Souza, coordenador do curso de Ciências da Natureza, destacou a possibilidade de expansão do referido campus, com  a implantação dos cursos de Direito, Geologia, Ecologia e Geografia. Anilson solicitou a parceria do candidato ao Executivo Bonfinense, alegando que tal expansão demandará, necessariamente,  a ampliação das instalações físicas do prédio, com o aumento do número de salas de aula  e com o alargamento da área destinada a estacionamentos e campos de lazer, fazendo-se mister, para isso, que o município destine mais áreas de terra àquela instituição universitária.
Paulo Machado se disse sensível às solicitações ali apresentadas e se comprometeu a envidar esforços para a consolidação daquele campus universitário, dispondo-se a encaminhar, até o final do ano em curso, projeto de lei à Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, propondo a doação do terreno necessário à ampliação do referido estabelecimento de ensino superior.
Em contrapartida, o candidato da coligação “Construímos Juntos” propôs à UNIVASF uma maior abertura às demandas da rede escolar, no município, quer através da oferta de projetos de iniciação científica, quer proporcionando a utilização dos laboratórios do Campus por parte dos estudantes da rede pública, tanto de nível fundamental, quando de nível médio.
Machado disse ser necessário construir uma relação dialógica entre a universidade e a sociedade, atentando-se para as demandas que se sucedem a todo instante, e para o fortalecimento do tripé: ensino, pesquisa e extensão, deixando, este último, de ser um mero apêndice, como tem ocorrido, para ser um elemento imprescindível não só enquanto instrumento de construção do saber, mas também enquanto elo de ligação entre a universidade e a comunidade. Na oportunidade, externou sua preocupação quanto aos números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), não apenas em Senhor do Bonfim como em todo o Território Norte Itapicuru, e sugeriu um amplo debate, na busca de soluções para os inúmeros gargalos que ainda dificultam o bom desempenho da nossa educação básica.
Participaram, também, da reunião o candidato a vice-prefeito Paulo Braga de Miranda (PDT), os professores José Eduardo Ferraz e Sirleide de Santana, assim como integrantes da coordenação da campanha eleitoral de Paulo Machado.
Ascom – coligação “Construímos Juntos
Compartilhe isso