PULMÃO VERDEA Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Accosb) assina nesta sexta-feira  (14), às 8h, convênio com a Secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para assumir a gestão do projeto Pulmão Verde, localizado no município de Ponto Novo. O secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, estará presente no ato, que acontece no Distrito de Irrigação de Ponto Novo. A expectativa é que o Pulmão Verde garanta um novo impulso à caprinovinocultura de todo o território do Piemonte Norte do Itapicuru.

 

O deputado estadual Carlos Brasileiro, que fez a indicação à Seagri para a reformulação do Pulmão Verde, destacou a importância da unidade para a criação de caprinos e ovinos da região, que é hoje, segundo ele, referência nacional, especialmente na área de genética. Brasileiro citou que o Pulmão Verde proporcionará ainda mais crescimento à cadeia da caprinovinocultura, e apoiará o desenvolvimento social de pequenos produtores familiares. Além dos criadores de corte, vai fomentar a atividade dos produtores de leite.

 

O Pulmão Verde possui cerca de 100 hectares de pastagens para a produção de feno, que garante a nutrição, fator importante no desenvolvimento do setor pecuário. Conta ainda com pivô central de irrigação, galpão de armazenamento e todo o maquinário necessário. O governo estadual fará uma revisão de todos os equipamentos e apoiará no levantamento de recuperação do solo. Além da produção de feno, destinado, sobretudo a pequenos produtores familiares, o Pulmão Verde terá uma área para terminação de cordeiros, muito requisitados no mercado, sobretudo no sudeste do país.

 

Além do secretário Eduardo Sales, assinarão o convênio o presidente da Accosb, Gaudêncio Duarte, e o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Ponto Novo, José Adilson Cardoso da Silva. Também estarão presentes criadores de caprinos e ovinos da região de Senhor do Bonfim.