A cidade de Monte Santo abrigará a 33ª Missão da Terra no dia 16 de setembro deste ano de 2012. O evento, promovido pela Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Bonfim, é um momento especial de fortalecimento da missão evangelizadora. Todas as comunidades e entidades estão convidadas para celebrar essa grande festa do Povo de Deus que luta por uma vida digna.

A Romaria da Terra ou Missão da Terra é um evento que acontece uma vez ao ano em várias dioceses do Brasil. Em Bonfim, a Missão da Terra iniciou em Monte Santo, há 33 anos e tem percorrido quase todas as paróquias da diocese de Bonfim e este ano retorna a Monte Santo.

Ela é um momento de fé, de solidariedade e compromisso que assumimos para fortalecer a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras que viam suas terras sendo tomadas pelo latifúndio, muitas vezes através de documentos forjados, e os posseiros que trabalhavam na terra não conseguiam a documentação para poder continuar nela. A Missão da Terra tornou-se um momento especial na missão evangelizadora, animando os trabalhadores a buscar a concretização da Reforma Agrária no Brasil, que infelizmente ainda não aconteceu por completo, atentos ao projeto de Deus na obra da criação.

Não vamos esquecer que em um sistema capitalista, onde impera o latifúndio, as conquistas vêm da união e organização do povo. É uma luta, entre tantas outras, que precisa ser enfrentada para melhorar a vida dos trabalhadores rurais. Por isso, a Missão da Terra grita para sobreviver; é o grito do povo pobre e oprimido que encontra nela seu espaço. Ela NÃO PODE PARAR. Vai às ruas pedi às autoridades que os criminosos que mataram seis trabalhadores nestes últimos cinco anos em Monte Santo sejam punidos.

A Missão da Terra, ainda, quer debater sobre o período de estiagem que o homem do campo vive. A chamada indústria da seca, na qual grupos políticos se aproveitam do fenômeno natural da estiagem prolongada em benefício próprio, como por exemplo, receber doação do governo e usá-la em seu próprio favor. Os recursos são desviados para finalidades distintas das atividades agropecuárias ou combate a seca, não chegando até a população que é mais castigada, beneficiando as elites locais. Políticas mais eficazes são proteladas, uma vez que é do interesse dos latifundiários a eternização do problema.

Portanto, convocamos todas as comunidades e entidades para celebrar conosco em Monte Santo no dia 16 de setembro, a 33ª Missão da Terra, grande festa do Povo de Deus que luta por uma vida melhor. Durante o dia haverá caminhada com reflexões bíblicas, cânticos, depoimentos, momento cultural, encerrando com a santa missa presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, bispo da Diocese de Bonfim.

Organize a sua caravana, confeccione a sua cruz, traga suas faixas, seu chapéu e venha participar. Mais informação pelo e-mail cptbonfim@cptba.org.br ou pelo telefone (74) 3541 4681.

Compartilhe isso