O prefeito Paulo Machado sancionou nesta terça-feira (04) o projeto de implantação da Guarda Municipal de Senhor do Bonfim (Lei nº 03/2012). A ação, pioneira no município, trará mais comodidade e segurança aos cidadãos bonfinenses, promovendo também a geração de novos empregos.

Com a aprovação desta lei Senhor do Bonfim reforça o sistema de segurança implantado no município e profissionaliza os seus agentes. “Outro grande ganho é que esta institucionalização permite ao município oferecer formações específicas aos seus quadros de segurança e o habilita a receber serviços e equipamentos que são disponibilizados por Ministérios e Secretarias de governo” – detalhou Paulo Machado, idealizador do projeto.

O novo serviço já tem data marcada para iniciar, de acordo com o Chefe dos Vigilantes da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Giovani Ferreira da Silva, a Guarda Municipal está prevista para ser implantada no dia 1º de março de 2013. O órgão estará vinculado à Secretaria de Administração e Planejamento.

Cerca de 240 vigiasque já atuam na área de segurança patrimonial da cidade assumirão automaticamente os novos postos, que obedecerão a seguinte estrutura hierárquica: Comandante; Subcomandante; Inspetor-Chefe; Inspetor; Subinspetor; Guarda Municipal (de 1ª, 2ª e 3ª Classe). Caso haja necessidade de aumentar o efetivo será realizado concurso público para o preenchimento de novas vagas.

De vigilantes a guardas – Os agentes passarão por um Curso de Formação da Guarda Municipal (80 horas/aula) que será ministrado por uma empresa especializada em segurança. O objetivo é habilitar os profissionais para a proteção da população, de bens, serviços e instalações públicas, proteção do meio ambiente e na fiscalização do uso das vias públicas urbanas e estradas municipais, como também:

·       Atuar em cooperação  com órgãos estaduais ou federais, mediante solicitação, assim como atender a situações excepcionais;

·       Atender à população quando da ocorrência de eventos danosos, em auxílio à Defesa Civil e autoridades do Município;

·       Participar de maneira ativa nas comemorações cívicas e eventos programados pelo Município;

·       No exercício da fiscalização ambiental, autuar os infratores da legislação ambiental;

·       Colaborar em campanhas educativas e operacionalização do Trânsito, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito.           

“O vigia realizará praticamente o mesmo serviço da polícia: contarão com armamentos, fardamento, viaturas, farão rondas diárias e poderão até mesmo efetuar apreensões. Eles ficarão em toda a cidade e também nos povoados e distritos, ou seja, farão quase o mesmo trabalho que antes, mas estarão mais preparados” – esclareceu Giovani Ferreira.

Rudival Silva Rodrigues, trabalha há 10 anos como vigilante na Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu. Para ele, a mudança de setor, além de oferecer mais segurança aos cidadãos vai garantir a satisfação profissional dos agentes. “Eu acredito juntamente com meus colegas, que vamos ter uma autoestima maior. Também poderemos trabalhar ajudando a comunidade, porque até então cuidamos apenas do patrimônio” – afirmou.

Ednaldo Crasto da Silva trabalha há 9 anos como vigia no Departamento de Transporte de Bonfim e concorda com o colega: “Só temos a ganhar, nós e a população” – comemora.

Projeto excelente – A Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Senhor do Bonfim (Sismusb), Sônia Lúcia Santana da Silva considera o projeto um avanço para a cidade. “Os vigilantes estão muito alegres. É um projeto excelente! A implantação da Guarda Municipal vai dar mais sustentação para nossa cidade” – afirmou.

 

                              Governo Cuidando da Nossa Gente

Assessoria de Comunicação Social

Compartilhe isso