Bastante conhecido na região com uma média de 2 mil visitas diárias, o Portal SóAgitos (www.soagitos.com.br), que modificou o layout de seu site desde abril deste ano corrente, 2012, adotou utilizar o WordPress, sistema esse bastante utilizado atualmente por desenvolvedores de sites em todo mundo.

O WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para criação de blogs e sites para internet. É uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. O sistema também é um software livre e gratuito. Em outras palavras, o WordPress é o que você usa quando você quer trabalhar e não lutar com seu software de publicação de sites e blogs.

O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. Os usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML; eles também podem instalar e alternar entre TEMAS WordPress. Os códigos PHP e HTML dos temas também podem ser editados para adicionar funcionalidades personalizadas. Vale ressaltar, que existem muitos temas gratuitos que podem ser utilizados por qualquer pessoa que tenha o conhecimento em instala-los em seu sistema WordPress.

Nos últimos dias, o diretor do Grupo SóAgitos recebeu informações que o site do candidato a prefeito de Campo Formoso, Adolfo 55 (www.adolfo55.com.br), estaria utilizando um tema de WordPress com mesmo formato e aparência do utilizado pelo Portal SóAgitos. Em contato com os desenvolvedores responsáveis pelo site do candidato, foi solicitado por ética que mudassem o layout/tema para que não ficassem dois sites da mesma região quase que 100% iguais em todos os sentidos. A resposta recebida pelo diretor do Grupo SóAgitos, foi que não iriam mudar pelo fato do WordPress ser de livre acesso e utilizado por qualquer pessoa.

Dois sites da mesma região, e que tem vários acessos diários, utilizando o mesmo layout e mesma estrutura, o qual qualquer internauta o mais iniciante que seja irá perceber, será que não poderia haver alguma ética entre profissionais que trabalham na área de desenvolvimento dos sites para não deixarem seus trabalhos idênticos afim de comprometer até mesmo o respaldo dos mesmos? Confira na imagem abaixo.

Lembrando que o Portal SóAgitos lançou esse novo tema de seu portal desde abril do corrente ano, 2102, e o site do candidato lançou há alguns dias.

*Por Hugo SóAgitos, do Portal SóAgitos

Compartilhe isso