A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou nesta quarta-feira (04/07) a lista com o nome dos 17 estudantes pré-selecionados para participar do Parlamento Jovem 2012. O programa oferece uma oportunidade de imersão parlamentar. Os jovens selecionados simulam o trabalho dos deputados na própria Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro vai ocorrer de 24 e 28 de setembro.

Entre os pré-selecionados se encontram três representantes do nosso município, os estudantes, Mikaelison da Silva Lima, Wesley da Silva Barreto e Mariana Barbosa Miranda. Os jovens fazem parte da União da Juventude Socialista de Senhor do Bonfim (UJS Bonfinense), e fizeram projetos bem elaborados e de âmbito nacional, entre as áreas de meio ambiente e educação, confira abaixo sobre o que dispõe cada um dos projetos e a instituição de ensino em que os mesmos estudam:

Mikaelison da Silva Lima

Colégio: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano-Campus Senhor do Bonfim

Projeto de Lei:

“Dispõe sobre criação de intercâmbio entre os alunos dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.”

Wesley da Silva Barreto

Colégio: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano-Campus Senhor do Bonfim

Projeto de Lei:

“Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de embalagens biodegradáveis em shopping centers e estabelecimentos comerciais de grande porte de todo o território nacional.”

Nos próximos dias, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia encaminhará os projetos pré-selecionados para o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O conselho é responsável por enviar os textos dos estudantes à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá escolher os participantes do Parlamento Jovem.

 

O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. O Estado da Bahia dispõe de 06 vagas, e são selecionados ao todo 78 deputados jovens.

 

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. No ano de 2011 o município de Senhor do Bonfim mandou 04 jovens de 06 vagas disponibilizadas pro Estado da Bahia. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Desde então, participaram 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

 

Confira a Lista completa dos pré-selecionados no link abaixo:

http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/lista_parlamento.pdf

 

 

Fonte: UJS Bonfinense ( http://ujsbonfinense.blogspot.com.br) / Secretária de Educação do Estado da Bahia

 

 

Compartilhe isso