O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, 16, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. As crianças do município tiveram a sua disposição todos os seus 28 pontos de vacinação: postos de saúde da família e toldos espalhados pela sede e zona rural do município. Durante todo o período de vacinação as crianças puderam dançar ao som da Bandinha e Cia e se divertir nos brinquedos instalados ao longo do calçadão.

A doença – Crianças menores de cinco anos receberam a dose da vacina, criando uma barreira contra a doença. A vacina previne contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. É uma doença infectocontagiosa grave e pode deixar seqüelas. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Duas doses – A vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de Saúde do município durante todo o ano. Entretanto, a orientação do Ministério da Saúde é que todos os menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional – mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Compartilhe isso