Foi realizada na manha de hoje no saguão do histórico Prédio da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim o lançamento oficial do São João 2012 que tem como tema: São João Tradição nos 100 anos de Gonzagão. Durante o lançamento foram apresentadas as peças publicitárias a imprensa, autoridades e a população. O lançamento oficial foi marcado pela apresentação de dança do grupo de dança Rosa do Palmeiras, já animação musical ficou por conta do Musico Zé Bonfim e sua banda que proporcionou muito forró pé-de-serra e a divulgação maciça dos jornalistas e repórteres locais que realizaram a cobertura completa do evento através de fotografia, radio e sites de noticias. A cerimônia de lançamento dos festejos juninos na Capital Baiana do Forró contou com a presença dos parceiros, secretários municipais, autoridades militares e civis.

Começou o São João! Nesse ano faremos uma linda homenagem ao Luiz Gonzaga pelo seu centenário, com a sua cultura, com a sua organização e com o resgate das raízes do autêntico forró pé-de-serra. Esse ano esta sendo muito difícil, e dentro dessa dificuldade da estiagem, nos do Governo Cuidando da Nossa Gente nunca fomos omissos dizendo que estávamos olhando apenas para o São João. Gostaríamos de dizer ao nosso amigo do campo, ao nosso amigo do interior e as pessoas de uma forma geral que estão passando por dificuldades que sempre tivemos um olhar carinhoso em relação à seca que afeta nosso município e a toda região. Senhor do Bonfim se firma como a capital baiana do forró e a cidade tradicional do autêntico forró pé-de-serra e com certeza esse São João vai orgulhar muitos os bonfinenses e os nossos visitantes.” Falou Claudio Nunes –Sec. de Administração e Coordenador do São João.

Entre os grandes nomes confirmados para animar o público esse ano, entre os dias 22 a 24 de junho, estão: Clã Brasil, Flavio Leandro, Saia Rodada, Brega e Vinho, Trio Bahia, Banda Magníficos, Trio Nordestino, Cicinho de Assis, Joquinha Gonzaga, Alcimar Monteiro e Zelito Miranda. Os shows serão realizados no Espaço Gonzagão palco no situado no parque da cidade, onde será oferecida toda estrutura com segurança, banheiros, barracas com comidas e bebidas típicas, além de muita diversão.

Durante seu discurso o Prefeito Paulo Machado exaltou a grandiosidade dos Festejos juninos de Senhor do Bonfim e da responsabilidade de ser exaltada como Capital Baiana do Forró. Para continuar sendo conhecido no Brasil inteiro o prefeito lançou as peças publicitárias que divulgarão o São João 2012 em Bonfim e Região, entre elas a distribuição do folheto contendo as principais atrações musicais que se apresentarão no parque da cidade e demais atrativos do município durante os festejos que acontecerão do dia 22 a 24 de junho como: Forrobodó, blocos juninos, forró no trem e atrações culturais. “Os festejos juninos estão na alma do bonfinense. O São João acontece o ano inteiro, mas quando chega o mês de junho nós temos a obrigação de apresentar ao publico programação oficial. O nosso São João é diferente, é um dos maiores da Bahia se não o maior. Acredito que seja maior que o São João de Cruz das Almas e o de Amargosa. Já que esses são os três maiores da Bahia. O principal destino dos turistas é Senhor do Bonfim. Quem vem prestigiar o nosso São João não vem ver banda, já que de onde eles vêm tem shows com bandas. O que eles vêm ver aqui é a convivência, o forró pé-de-serra, o andar na rua, é recuperar o estilo tradicional que a cidade nos inspirou. Vamos colocar sanfoneiros na Praça Nova próximo ao Colégio estadual, na praça Dr. Antonio Gonçalves, na Praça do correio. Vamos colocar eles pra tocar e o povo dançar.” Falou Paulo Machado.

Homenagem – Ainda segundo o prefeito, no dia 21 será inaugurada uma bela estatua em pedra de Luiz Gonzaga com a sanfona nas mãos. Essa estatua com cerca de dois metros de altura ficará na entrada do Parque da Cidade como homenagem ao Rei do Baião.

Estiveram presentes ao lançamento oficial do São João 2012: O prefeito Paulo Machado e seu vice Aurélio Soares, Auzeneide Nunes Sec. de Infra-Estrutura, Camila Machado – Sec. de Assistência Social, Raimunda Almeida – Sec. de Integração Social, Claudio Nunes –Sec. de Administração e Coordenador do São João, Maria do Socorro – Representando a Sec. de Educação, Riana de Oliveira – Sec. de Cultura, Oldonisio Machado – Sec. de Finanças, Antonio Marcos Lima – Sec. de Saúde, José Gonçalves – Secretário executivo do Consorcio, Claudionor Peixinho – Sec. de Indústria e Comércio, Augusto Cesar Salgado – Coordenador do DMtrans, alem dos Vereadores Carlos Alberto (Carlos de Tijuaçu) e Gilberto Pires (Bel).