Foi realizada na manha desta segunda-feira, 11, na sala de reuniões da prefeitura municipal, reunião entre representantes do Governo Cuidando da Nossa Gente com Sonia Margarida Bandeira – Socióloga e Consultora associada do Projeto Avante. O encontro teve como objetivo a possibilidade de implantação desse projeto no município. A Avante está presente em 12 municípios da Bahia e promove a capacitação de professores e membros dos conselhos municipais, contribuindo para a formação do cidadão pela educação e no desenvolvimento de tecnologias de intervenção social, visando à garantia dos direitos sociais básicos e o fortalecimento da educação infantil no município onde o projeto é implantado. “Senhor do Bonfim tomou consciência que a formação infantil é primordial. O governo municipal investiu em estrutura e na capacitação dos profissionais que atuam com crianças de até 5 anos. A Avante vai encontrar um município que investe na educação infantil”. Ressaltou o prefeito Paulo Machado.

 

Avante – Educação e Mobilização Social é uma Organização Não Governamental sediada em Salvador que acredita que o saber é instrumento fundamental para o desenvolvimento do sujeito. Desde 1991, dedica-se à formação pessoal, social e profissional do indivíduo, fomentando sua participação cidadã, através de projetos de formação, mobilização social, construção de parcerias e articulação em redes. “Estou aqui hoje por que Senhor do Bonfim está entre os 19 municípios que possuem as creches do Pró – Infância, que é um programa federal e do MEC, voltado para a educação infantil. A criança que passa pela educação infantil de qualidade vai adquirir valores familiares, entender questões de higiene, vai ser educado juntamente com a família para se tornar um cidadão mais consciente, longe da violência, drogas, prostituição infantil e outros problemas sociais.” Falou Sonia Margarida Bandeira, Consultora associada do Projeto Avante.

 

Pressupostos – Os primeiros anos são os mais importantes para a vida saudável de uma criança. As experiências e ensinamentos acumulados nesses anos repercutem para sempre. Além da importância para o desenvolvimento saudável da criança a educação infantil é fundamental para a construção de uma sociedade também mais saudável.

 

As definições de qualidade da educação dependem de variados fatores: Os valores das pessoas, tradições culturais, conhecimentos científicos, contexto social, histórico e econômico onde a escola se insere. O atendimento de boa qualidade na educação infantil pressupõe espaço, materiais e práticas educativas que respeitem os direitos das crianças desde o seu nascimento.

 

Objeto do trabalho – Consiste na construção de um diagnóstico sobre a situação atual da Educação infantil em 12 municípios da Bahia, sob o olhar do Conselho Municipal de Educação e da sociedade civil organizada e do papel que têm para assegurar uma oferta de qualidade.

 

Critérios para escolha dos municípios:

 

 

 

  • Municípios que possuam ao menos uma unidade de creche e pré-escola pública em funcionamento
  • Equipe técnica na Secretaria que atenda a educação infantil
  • Distribuição geográfica no estado
  • Representatividade – municípios de pequeno, médio e grande porte
  • Possibilidade de serem agrupados em pequenos pólos, otimizando-se tempo de deslocamento e recursos financeiros

 

Caminhos metodológicos:

 

1.  Coleta e análise de informações documentais (pesquisa em dados secundários)

 

2. Visita a creches e centros/escolas de educação infantil

 

3. Entrevista com o dirigente municipal de educação

 

4.  Entrevista coletiva com equipe de educação infantil  da Secretaria ou com grupo de professores/diretores

 

5. Entrevistas individuais com representantes do Conselho Municipal de Educação

 

6.  Entrevistas com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

7. Entrevistas com representantes de organizações e instituições da sociedade civil que desenvolvam trabalhos voltados à educ. infantil/ criança pequena

 

 

 

 

Cronograma de execução:

 

  • Julho – composição e alinhamento da equipe elaboração de instrumentos
  • Agosto e Setembro – execução da pesquisa de campo
  • Outubro – análise dos dados
  • Novembro – sistematização e entrega do produto final

 

A consultora ficará os próximos dois dias no municipio se reunindo com os secretários de Assistência Social, Saúde e Educação, alem de visitar as escolas particulares e da rede municipal que possuem educação infantil.

 

Presentes – Alem do Prefeito Paulo Machado e seu vice Dr. Aurélio Soares, a reunião contou com a participação de: Camila Machado – Sec. de Assistência Social, Maria das Neves – Sec. de Educação, Jaciane Araújo – Chefe de Gabinete, Luzane Santos – Representante do Conselho Municipal de Educação e Iolanda Barreto – Representante da Coordenação da Educação Infantil.

Ascom

 

Compartilhe isso