O dia 12 de junho foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). “No dia 12 de junho nos comemoramos o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Essa data foi estabelecida em 2002 pela organização internacional do trabalho – OIT. Nós buscamos com essa caminhada mobilizar a população e conscientizar todos que o trabalho infantil é uma prática criminosa. Já que nós estamos tirando as nossas crianças das escolas, do seu lazer e privando de uma formação adequada expondo-as ao trabalho. A criança deve viver a sua infância na plenitude e somente na idade adulta exercer qualquer tipo de trabalho.” Falou Camila Machado, Secretária de Assistência Social.

A data incita a reflexão da sociedade e do poder público sobre a importância da implementação das convenções que estabelecem a idade mínima para admissão do emprego e que trata das piores formas de trabalho infantil, que pode envolver abuso físico, psicológico ou sexual; uso de máquinas ou ferramentas perigosas; e ambientes insalubres com temperaturas extremas, excesso de ruído ou vibração.

Desta forma, O Governo Cuidando da Nossa Gente, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoveu neste, dia 12/06, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o evento da campanha “Vamos acabar com o Trabalho Infantil; Em defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social”. A mobilização, que deu início por volta das 9 horas da manhã, da Câmara de Vereadores saiu em uma caminhada, fazendo um decurso pelas principais ruas da cidade de Senhor do Bonfim, com o intuito de sensibilização e combate às diversas formas de trabalho infantil, já que o IBGE divulgou números do Censo 2010, que contou 3,4 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade trabalhando, cerca de 530 mil a menos que em 2000 os que são ainda alarmantes.

Várias crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela SEMAS, participaram juntos aos profissionais do município e do Pro Jovem.

Ascom

Compartilhe isso