Diante do esfacelamento da bicentenária imagem de Senhor do Bonfim por um jovem insano, fato ocorrido na tarde da última quarta-feira (06), na Catedral Diocesana de Senhor do Bonfim, cidade baiana do norte da Bahia,  o Prefeito Paulo Machado se encontra a fazer intermediações junto ao IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) para que se faça a restauração da imagem danificada.

 

 

Neste momento a restauração se revela urgente, pelo fato da Paróquia de Senhor do Bonfim celebrar o seu bicentenário. A imagem, que possui 230 anos de existência, é um patrimônio não só da Diocese de Bonfim como de toda a Bahia. A sua importância religiosa, histórica e cultural se depreende da narrativa apresentada pelo escritor Adolpho Silva, em seu livro “Bonfim, terra do bom começo” (1970, p. 38):

Of. Gab. Pref.   ___/2012                   Senhor do Bonfim, 7 de junho  de 2012.

 

Ilmº  Senhor

Frederico Mendonça

DD. Diretor do IPAC

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural

Salvador – Bahia

Senhor  Diretor,

Senhor do Bonfim, município distante da Capital baiana 340 km, situado no norte da Bahia,  foi surpreendido nesta quarta-feira, dia 6 de junho, com a ação de vandalismo de um insano, que jogou ao chão, desfazendo em pedaços, a bicentenária imagem de Senhor do Bonfim, vinda de Portugal, e que se constitui em um patrimônio histórico e cultural não apenas da Diocese de Bonfim, como de toda a Bahia e quiçá do Brasil.

A imagem, que conta aproximadamente com 230 anos de existência, e que ombreia com a imagem existente na Basílica do Bonfim, em nossa capital, uma peça de rara beleza e perfeição artística, necessita de urgente restauração, urgência que vem acrescida do fato de que  a Paróquia de Senhor do Bonfim se encontra a celebrar o seu bicentenário, o que exige a imagem referida.

Solidário com o nosso Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano, e com toda a população regional  e municipal, solicitamos o envio de um restaurador especializado que nos permita ter em breve, de volta, a bela e significativa imagem de Senhor do Bonfim.

Atenciosamente,

 

PAULO BATISTA MACHADO – PREFEITO MUNICIPAL

 

 

 

Compartilhe isso