Quinta feira (17) de maio 2012, realizou-se Audiência Pública no Povoado de Bela Vista de Covas, para definir festejos em honra a Santo Antônio que tradicionalmente é festejado neste Povoado.
A reunião aconteceu no Auditório da Escola João Felix Filho, que contou com a presença de diretores escolar, professores, empresários locais, lideranças e comunidade em geral deste Povoado. Inicialmente a Prefeita desejou que esta reunião seja realizada de forma participativa e que possamos sair daqui com encaminhamentos possiveis e viáveis, no tocante a realização ou não da feste de Santo Antônio.
Lembrou que, em todos os anos de seu governo estas festas foram realizadas com o Apoio da Prefeitura e de outros patrocinadores.
Já este ano, devido a SECA prolongada que assola todo nosso município, e em decorrência da mesma estamos vendo muito sofrimento e prejuízos dos criadores dos rebanhos, bovinos, ovinos,caprino, suínos etc, e ainda as dificuldades devido a escassez de água tanto para o consumo humano, quanto animal, diante desta situação,  teremos que ter no mínimo o bom senso, e fazer de tudo que estiver no alcance da Prefeitura para ajudar socorrer as famílias atingidas pela seca e seus efeitos.
Além do mais, trouxemos aquí, a ORDEM DE SERVIÇO nº 014/12 do TCM (Tribunal de Contas dos Município), que resolve determinar o seguinte:
1-determinar a todos os Inspetores Regionais deste TCM que exerçam, no particular, uma fiscalização rigorosa no sentido de apurar se os Municípios atingidos pela seca estão promovendo tais festejos de sorte a que a matéria venha a ser objeto de apuração pelo Egrégio Plenário, inclusive no que respeita à razoabilidade dos gastos realizados, face as dificuldades anteriormente mencionadas.
2- na medida em que fique evidente o procedimento irrazoável do Gestor, que se lavre contra o mesmo o necessário TERMO DE OCORRÊNCIA. (ordem de serviço publicada em 26 de abril de 2012).
Logo após a leitura e reflexão da Ordem de Serviço do TCM, a Prefeita resaltou que: não haverá por parte do Município, nenhum tipo de gastos para bancar qualquer atividade que tenha ligação com os festejos de Santo Antônio, neste ano de 2012, em respeito aos Decretos de Emergência publicados por este Município, e também da mesma forma, estender nossa solidariedade aos muncípes atingidos pela seca e seus efeitos produzidos.
Diante da decisão tomada pelo Município, em não poder realizar a festa, gastando dinheiro público do Município, as lideranças e empresários alí reunidos,  se manifestaram dizendo que, os festejos de Santo Antônio em Bela Vista de Covas é uma tradição e não pode morrer, por isso, a alternativa encontrada foi: formar uma comissão para buscar apoio de populares, e realizar a festa ainda que seja em porte menor.
Compartilhe isso