Foi realizada na última terça-feira, 15, no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública, coordenada pela Secretaria de Educação e Esportes, que teve como objetivo discutir propostas para a implantação de políticas voltadas ao esporte.

Com o tema Esporte e Cidadania a equipe do Governo Cuidando da Nossa Gente juntamente com representantes da sociedade civil focalizaram propostas de incentivo à prática esportiva para o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes bonfinenses.

“Esta audiência procurou mobilizar toda a sociedade para refletir sobre o tema, dentro dos parâmetros da garantia dos direitos da criança e do adolescente em nosso município. Ouvimos propostas que poderão contribuir na elaboração do planejamento do próximo biênio (2013 a 2016) em relação às políticas públicas voltadas para o esporte dentro de Senhor do Bonfim” – afirmou a secretária de Educação, Maria das Neves, articuladora do Selo Unicef em Senhor do Bonfim.

O prefeito Paulo Machado participou das discussões e ressaltou: “Essas propostas serão avaliadas pela comissão estadual do Unicef, que decidirá ou não pela manutenção do Selo em  nosso município, que já é detentor e que pretende mantê-lo por mais 4 anos”.

Avaliação – Vale salientar que no dia 13 de junho o coordenador do escritório estadual da Unicef/Brasil irá avaliar todos os eventos, atividades e projetos desenvolvidos pelo município.

Relatório – O representante da Comissão Pró-Selo de Senhor do Bonfim, responsável pelo eixo Esporte e Cidadania, Alberto Longuinho apresentou o relatório sobre a estrutura e as atividades desenvolvidas no município.

Estrutura humana:

  • Professores de Educação Física com formação: 10;
  • Estagiários da Plataforma Freire: 22;
  • Professores que atuam na área com outra formação: 05;
  • Quantidade de escolas que tem Educação Física na grade curricular: 24.

Estrutura Física:

  • Ginásios: 03;
  • Quadras Poliesportivas: 26;
  • Quadras Poliesportivas cobertas: 06;
  • Estádio de futebol: 01;
  • Piscina semi-olímpica: 01;
  • Campos de bairros e povoados: 46.

 

Projetos desenvolvidos no município:

Núcleo Movimento Bonfinense (NMB) – Se baseia nos princípios e características do esporte educacional. Tem como missão garantir às crianças e adolescentes da zona rural e urbana de Senhor do Bonfim a vivência da cultura e esportes locais, regionais e nacionais, através de jogos de salão, atividades esportivas, atividades artísticas e musicais, brincadeiras, atividades e jogos populares, gerando impactos positivos em políticas públicas e mobilização social, buscando democratizar o acesso ao esporte, arte e música como ferramenta de desenvolvimento humano, inclusão social e construção da cidadania.

Projeto sentidos – É um Projeto da Coordenação de Educação Especial, desenvolvido pela professora Eliana Conceição e o Professor de Educação Física Natanael Barros com o apoio da SEMEC  com o objetivo de trabalhar o lazer como reabilitação física e emocional dos alunos portadores de necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino, atendendo diversas deficiências: auditiva, intelectual, visual e múltipla deficiência, numa perspectiva esportiva reabilitatória e pedagógica através de atividades como natação, futsal de cinco, futsal, xadrez, dama e atividades de coordenação motora e psicomotora.

Ascom

Compartilhe isso