O Governo Cuidando da Nossa Gente, através da Secretaria de Educação e Esportes, entregou nesta manhã, 14 de maio, kits educacionais aos coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de ensino.

Com o tema “Educação infantil – Um novo olhar”, o projeto educacional teve como objetivo ressignificar o ato de brincar nos espaços interno e externo das instituições de Educação Infantil.

“Um momento como esse é um momento ímpar da educação infantil municipal, que vem avançando gradativa e progressivamente. Hoje estamos concretizando mais uma etapa do eixo ‘Formar em Rede’. Nós formamos esses kits para que as crianças tenham a oportunidade de manusear, de brincar e de participar de uma atividade lúdica e que elas possam usufruir das brincadeiras” – ressaltou Maria das Neves, Secretária Municipal de Educação.

Ainda de acordo com Maria das Neves, além dos kits pedagógicos foram entregues também dois Baús encantados, contendo uma série de livros infantis. Com a entrega dos kits iniciou-se um novo eixo que tem como cerne o incentivo da leitura em voz alta pelo professor e a propagação da cultura da escrita dentro da educação infantil.

Conteúdo – O kit educacional é composto por brinquedos diversos, tais como: Box Block (19 peças), Castelo do Baú (52 peças), Bus Box (54 peças), Super Caixa Divertida 2 (160 peças) e Brinkadeira (24 blocos e 4 figuras).

“Essa ação mostra o compromisso que o Governo Cuidando da Nossa Gente tem com a infância, já que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e a mais importante, uma educação pra toda vida. E é necessário que se faça investimento na formação desse profissional que vai atuar na educação infantil, já que ele precisa de conhecimentos específicos para atuar na área – disse Iolanda Barreto, Coordenadora de Educação Infantil.

AvançosCom o início do processo de reestruturação da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, com a inclusão do Brincar e a interação como eixos norteadores, adquire-se maior domínio da equipe formadora sobre as intenções e mediações específicas da proposta do programa Formar em Rede. Como resultado da implantação do programa no município espera-se que haja:

• Incorporação do Brincar na rotina da escola;

• Programa de formação especifica para professores da Educação Infantil;

• Implantação da cultura de formação dentro das unidades escolares;

• Maior visibilidade e valorização da Educação Infantil;

• Maior envolvimento dos gestores e coordenadores nas ações e processo de formação;

• Fortalecimento dos vínculos entre família e escola;

• Pauta de formação estruturada a partir de análise de bons modelos, o que possibilita reflexões sobre a temática estudada;

• Um novo olhar por parte da gestão e coordenação para a Educação Infantil.

Na ação – Estiveram presentes na entrega dos kits educacionais: o prefeito Paulo Machado e o vice Aurélio Soares; Alone Kátia (Presidente do Grupo Gestor Municipal-GGM) e o vereador Gilberto Pires (Bel), além de professores, coordenadores e diretores das escolas municipais.

Ascom

Compartilhe isso