Os cursos técnicos de Manutenção e Suporte em Informática e de Agrimensura foram os mais cotados por representantes do Poder Público e da sociedade civil para serem integrados na grade curricular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), em Senhor do Bonfim.

As sugestões foram apontadas na audiência pública realizada nesta quarta-feira (09), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.  O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado e o diretor do campus do IFBaiano, Aécio José participaram do encontro.

Habilitações – Aécio José disse que a propostas dos dois cursos foi apontada em uma pesquisa realizada na região e explicou ainda: “O curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática habilita profissionais para instalar programas, equipamentos e configurar sistema operacional em um computador. Quem for capacitado neste curso tem como campo de atuação instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços”.

Este curso deve ter duração de 7 semestres, com carga horária total de 2.620 horas. Quarenta (40) vagas devem ser destinadas para a primeira turma em Senhor do Bonfim.

Já o curso técnico em Agrimensura habilitará o aluno como agente autônomo de desenvolvimento, que atuará na medição de áreas agrícolas, no processamento dos dados do campo, bem como na confecção de mapas, através de sistemas informatizados. As inúmeras pequenas propriedades da região, as empresas e instituições públicas são o campo de trabalho destes profissionais.

O curso de Agrimensura terá duração de três semestres, com carga horária de 1.365 horas. Serão disponibilizadas 30 vagas para a formação da primeira turma.

“Com certeza é mais uma conquista importante para a nossa cidade. Temos vários cursos profissionalizantes para os jovens. Recentemente inauguramos a Escola de Lapidação. Fico feliz que Senhor do Bonfim tenha discutido a abertura destes novos dois cursos que certamente abrirão as portas do mercado de trabalho para os jovens de nosso município” – comemorou o prefeito Paulo Machado.

Participaram da Audiência públicaOs vereadores Gustavo Miranda, João Carlos Bernardes, a Secretária de Educação, Maria das Neves; o diretor da DIREC 28, Helder Amorim; os professores: Márcio Lima e Carina Viana, a Secretária de Assistência Social, Camila Machado; João Batista (do IFBaiano); Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFBaiano, Vandemberg Salvador e comunidade em geral.

Ascom

Compartilhe isso