Como tem feito em diversas localidades do município, o prefeito municipal Seu Antônio e membros de sua equipe de governo realizaram reunião com moradores de povoados e distritos afetados; desta vez, visitou Gameleira.

Na oportunidade discutiu problemas e dificuldades envolvendo o abastecimento local, e em conjunto com moradores levantou possibilidades e soluções, afirmando ser o abastecimento de água, no momento, prioridade do governo.

O prefeito assegurou que medidas anunciadas e adotadas em outros povoados serão aplicadas em Gameleira e região, a exemplo de limpeza de aguadas, abastecimento de água via caminhão-pipa, distribuição de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade, mediante cadastramento efetuado por agentes de saúde e com o auxilio de moradores locais, além do transporte gratuito de ração.

Seu Antônio ainda tratou sobre perfuração de poços, informando que Padre Vidal se responsabilizará pela tarefa. E destacou que a limpeza de aguadas de propriedade privada, a serem executadas pelo Município, condiciona-se à sua disponibilização para uso da coletividade.

Os moradores daquela região manifestaram desejo de que o Município disponibilize uma forrageira para processamento da ração doada pela Prefeitura, o que segundo o Prefeito, é perfeitamente viável.

A equipe de governo e os moradores daquela região também discutiram acerca do abastecimento de água, via Central de Associações de Jacobina e suas deficiências. O Prefeito informou aos moradores já ter contactado com o responsável, senhor Jair, reivindicando dele soluções imediatas.

Seu Antônio lembrou que, apesar da presente inviabilidade da canalização da água do Rio São Francisco para cá, o governo estadual investiu R$ 62 milhões, para que o abastecimento da microrregião de Senhor do Bonfim (da qual Jaguarari faz parte), receba água diretamente de Ponto Novo, ressaltando, porém, que a EMBASA deve gerenciar o abastecimento, cobrando tarifa acessível.

Durante a reunião, o Diretor de Obras do Município, senhor Venâncio, tratou da autorização do executivo à execução de projeto com vistas a ampliar a parede, promover cercamento e instalação de manilhas para a canalização da água do tanque velho de Gameleira.

Já a Secretária de Agricultura, Cristiane Maria, após observação de morador do povoado de Malhada da Areia, segundo o qual, os moradores daquela localidade indispõem de água para consumo humano e animal, disse que a ativação de um poço para atendê-los depende da instalação de placas solares, para geração de energia, o que já esta sendo discutido pelo governo.

Ao final da reunião o Prefeito Seu Antônio ratificou o empenho do governo municipal no combate à seca e que continuará a visitar as regiões afetadas.

Ascom