Uma comissão formada pelos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (18/04) uma reunião com os catadores que sobrevivem recolhendo resíduos sólidos no lixão e nas ruas de Senhor do Bonfim. O objetivo da reunião foi alinhar os próximos passos para realizar em definitivo  a implantação da Cooperativa de Catadores Matérias Recicláveis  no município, projeto pioneiro em toda a região.

Revolucionar o comportamento da população no tratamento dos resíduos sólidos, promovendo a auto-sustentabilidade das famílias.

A implantação da Cooperativa é parte do Projeto desenvolvido em parceria com o Estado, através do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Governo Cuidando da Nossa Gente, e a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) já foram investidos para a concretização do projeto mais de R$ 90 mil na compra do maquinário necessário: prensa, carrinhos de coleta manual com grade de proteção, balança com capacidade para 450 Kg, que serão alocados em local já estabelecido.

Durante o encontro a comissão buscou reafirmar o comprometimento das 80 famílias dentro da proposta do projeto, com vistas à conclusão da fase inicial da implantação do programa de reciclagem.

A Assessora chefe da SEMAM Bernadedth Rocha solicitou mais comprometimento dos catadores com relação ao desenvolvimento da consolidação e efetivação da Cooperativa, aproveitou a ocasião para marcar datas para realização do curso desenvolvido pela OCEB- Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, e nascimento em definitivo da Cooperativa . Os dias estabelecidos foram:

  • 02 de maio: reunião com a comissão para elaboração da minuta do Estatuto da cooperativa, coma presença da OCEB, no CVTT- Centro Vocacional Tecnológico Territorial, a partir das 8h;
  • 03 de maio: Assembléia de implantação da cooperativa, na Câmara de Vereadores.

O Diretor da Organização das Cooperativas da Bahia (OCEB), Aurino Luiz Santos, participou da reunião e afirmou que atualmente a melhor alternativa para receber recursos do governo federal para investimento nas políticas públicas do município é através do cooperativismo.

Ascom

Compartilhe isso