A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, executa a limpeza de aguadas das comunidades deste município.
A escassez de água para consumo animal e humano no município Ponto Novo, bem como outros do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, provocou diversos prejuízos na região. Dentre eles estão à perda total das lavouras temporárias, safras de trovoadas, e da produção de forragens (de pisoteio e de corte), alimentos, leite, carne e mel. Os animais
estão morrendo e a economia está à beira do caos na região atingida.
Para pôr fim à grave situação de estiagem que aflige os produtores rurais e comunidades, a Prefeito Municipal, após audiência na Coordenadoria de Defesa Civil assinou convênio nesta segunda-feira (02), com a SEDES/CORDEC para limpeza e ampliação de 18 (dezoito) aguadas públicas de Ponto Novo e contratação de Carros – Pipa
“Estamos nos esforçando ao máximo para realizar os serviços de restauração dos reservatórios municipais, foi preciso contratar mais máquinas para atender a demanda e deixar o município completamente preparado para enfrentar com menos sofrimento esses tempos que vivemos nos últimos anos. Estou preparando Ponto Novo para ter água por anos contínuos. Infelizmente desta vez a estiagem foi mais prolongada do que em anos anteriores o que causou um generalizado esvaziamento de todas as aguadas”.
Falou o Prefeito que concluiu citando: “Para se ter uma noção da situação, tudo em Ponto Novo secou de uma só vez, com exceção da nossa barragem. Em conjunto com o Exército e a Defesa Civil, estamos com 08 carros-pipa fornecendo água para todo o município”
.
Para o presidente da Defesa Civil do Município, Fernando Antonio, a referida ação tem como finalidade preparar e melhorar as aguadas para as chuvas que em breve poderão chegar a nosso município, dando assim mais espaço e deixando-as mais limpas para que a água possa ser acumulada nas aguadas em maior volume.
“Providências e empenho tem sido uma constante do Governo Cidade de Todos, devido à consecução de políticas emergenciais e estruturantes que possam buscar saídas para a grave crise que vem se abatendo sobre os produtores rurais e comunidades, em razão das fortes estiagens que afetam a nossa região”, afirmou a Secretária de Agricultura.
As comunidades que estão sendo assistidas neste convênio de limpeza e ampliações de aguadas são: Barracas, Peral, Várzea da Pedra da Reforma, Bandeira, Pajeú, Bezerras, Marrecas, Limpos, Lagoa das Camaradas, Morrinhos, Fortuna, Mamota, Santo Antonio de Baixo e Bonsucesso.
|
|