Dando continuidade às atividades do Projeto Palmas para Andorinha, nos dias 19 e 20 de Abril, acontecerá o 2º Dia de Campo sobre o Cultivo Intensivo da Palma. Nos dias 19 e 20 (quinta e sexta) será realizado o 2º curso de Culinária (gastronomia da palma), já no dia 20 de Abril (sexta), acontecerá o Dia de Campo com a apresentação da técnica do plantio através das 10 estações.
O evento acontecerá na Fazenda Cocho na sede da Associação local. O público beneficiário previsto será de 170 pessoas, entre agricultores familiares, donas de Casa, merendeiras escolares, agentes comunitários de saúde e estudantes rurais.O projeto Palmas para Andorinha é desenvolvido pela Prefeitura através de sua Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a EBDA, contando com apoio do SEBRAE e Banco do Nordeste.
O programa prevê a implantação de 10 UTDs (Unidade Técnica Didática) de Palma Adensada, destas, 06 já foram totalmente implantadas.Neste processo a metodologia aplicada prevê o envolvimento total da comunidade com participação ativa em todas as etapas, desde a escolha da área, implantação, culminando com a realização do Dia de Campo.
O DIA DE CAMPO tem 10 estações que se dispõem da forma a seguir.
01 Estação – Inscrições 02 Estação – Escolha da área, conservação e preparo do solo 03 Estação – Sulcamento e Adubação de Fundação 04 Estação – Plantio 05 Estação – Adubação de Cobertura 06 Estação – Tratos culturais e Fitossanitários 07 Estação – Corte, Pesagem e Comparação 08 Estação – Palma na Alimentação Animal 09 Estação – Palma na Alimentação Humana 10 Estação – Fala dos Parceiros, entrega dos Certificados e Confraternização (Forro da Palma)
A UTD (Unidade Técnica Didática) da Faz Varjado de propriedade do Sr Euclides Alves, no distrito de Sitio do Açude onde foi realizado o 1º Dia de Campo do Programa, com a realização da pesagem, constatou-se que o sistema de Cultivo Intensivo produziu 08 vezes mais que o sistema tradicional. O evento realizado pela Prefeitura de Andorinha conta com a parceria da EBDA  e apoios do Banco do Nordeste, Sebrae e Governo Federal.

Compartilhe isso