Agência da Previdência Social de Valente.
Os moradores de Valente e Queimadas, na região do sisal, passam a contar, a partir de sexta-feira (9), com uma Agência da Previdência Social (APS). As novas unidades vão beneficiar quase 60 mil pessoas dos dois municípios.
Por mês, cada agência será capaz de realizar 700 perícias médicas e deverá receber mais de dois mil segurados em busca de atendimento. A nova APS de Queimadas localizada às margens da BA-120 será inaugurada às 10h. Já a agência de Valente localizada na Rua Olegário Lopes Cunha será inaugurada às 16h por representantes da superintendência regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Meta –
Aumentar a cobertura previdenciária para 77% da População Ocupada (PO) até o final de 2015. Essa é uma das principais metas do Plano Estratégico da Previdência Social (2012-2015), apresentado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Hoje, a cobertura é de 67% da PO.
Com a construção das novas unidades, a população de Valente e Queimadas não precisa mais se deslocar para outros municípios para ter acesso aos serviços da Previdência Social. “O Plano de Expansão evita, por exemplo, que o trabalhador tenha que, numa situação de doença, andar dezenas de quilômetros em uma estrada de chão para buscar um direito, e não um benefício. Essa foi a grande mudança da Previdência Social de 2003 para cá. Nosso papel hoje é reconhecer direito. É para isso que a gente trabalha”, salientou Elisete Iwai, secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.
Fonte: Portal do Cleriston Silva
Compartilhe isso