Os moradores Do Povoado de Aguadas, em Filadélfia, comemoraram no dia de ontem, domingo (04), a inauguração da sede da Associação Quilombola do Povoado de Aguadas e adjacências. Na solenidade de inauguração esteve presente, compondo a mesa: A presidente Jirlene Leal, o vice-prefeito Carlos Pinheiro, Barbosa Junior, Divaldo Alves Figueiredo, Vereador Chicão, Vereador Genésio, Barbosa Junior, Valquiria Sales, Sival Moreira, Nelson Mendes, Dr. Joede e Rafael; e na plateia Marlos Maia, Vereador Leonardo, ex-vereador Roberão, Pastor Antoniel, Laurão, Arisvaldo, presidentes de Associações, comunidade em Geral e entre outras personalidades.
Na abertura da solenidade, o professor Joel com sua Turminha do Projeto Arte das artes, abrilhantaram o inicio do evento ao tocar, ao som de flautas, o Hino nacional. Após, a presidente fez seu discurso agradecendo aos sócios e visitantes pela presença e apresentou sua nova diretoria que foi eleita com 71 votos dos 73 contados na urna. A nova diretoria ficou assim: Presidente Jirlene Leal; vice-presidente Gilberto Reis; 1ª secretária Maria Conceição; 2ª secretária Edna Gomes; Tesoureira Sandra Maria; 1° Fiscal Valtinho Ferreira, 2° Fiscal Marineide Garcia, 3° Fiscal Robson Ferreira.
“Este será espaço para o encontro dos moradores, para os debates sobre o Povoado. Sabemos da união dos moradores de Aguadas e acreditamos que este local será palco para o diálogo em prol de toda a localidade. Muitas foram às reivindicações vindas através da Associação e que a Administração atendeu”, destacou o vice-prefeito Carlos Pinheiro que segundo o mesmo o prefeito por motivo maior não pode comparecer e assim ele na pessoa de vice-prefeito esteve lhe representando.
A comunidade quilombola de aguadas foi fundada pela família de dona Maria Joana, ela que nasceu em 22 de agosto de 1942, onde seus pais se criaram entre a fazenda Algodões e fazenda Aguadas. Seu pai José Garcia passou por muita dificuldade principalmente na época da seca em 1930, e logo após em 1932 o senhor José Garcia veio a falecer, e em 1976 morre a senhora Maria Leite, dando a continuidade no desenvolvimento do povoado a senhora Maria Joana enfrentando todas as dificuldades fundou a comunidade Quilombola de Aguadas. Dona Maria Joana conta que todas as terras que compõe o Povoado era de um Senhor conhecido como José Virgilio que loteou os terrenos sendo a primeira casa de seu neto Bogão e a segunda de seu sobrinho Pituta e assim por diante a até passar de fazenda aguadas para povoado de Aguadas.
No final foi feito uma apresentação de uma quadrilha junina, e logo após show musical com o cantor Gatinho do Arrocha.

Filadelfia em Noticias

Compartilhe isso