Profissionais da rede de ensino de Andorinha, autoridades políticas e cidadãos Andorinhenses compareceram no Colégio Municipal de Andorinha para Jornada Pedagógica 2012, evento promovido pela Prefeitura de Andorinha através da Secretaria Municipal de Educação. A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Agileu Lima, do Secretário de Educação, Romero Falcão, Secretários do Governo, Vereadores, lideranças, diretores, docentes e discentes do Município, além dos convidados de outras cidades que prestigiaram o maior evento da educação local.
Universidade para Todos  e outras conquistas – A Jornada Pedagógica 2012 promoveu debates em torno do tema: Andorinha: Educando em convivência com o Semiárido, com o objetivo de refletir sobre as condições reais da região e a apresentação de propostas substanciais para execução de políticas educacionais que visam melhorias na qualidade do ensino. “Vivemos uma realidade difícil, somos atingidos pela seca constante e dificuldades financeiras, mesmo assim, neste contexto, buscamos soluções para seguir em frente nos adequando e enfrentando os desafios. Conquistamos recentemente a vinda da Universidade para Todos para o nosso Município, projeto que ajudará diretamente centenas de cidadãos, dando-lhes oportunidades para inserção no mundo acadêmico”, afirmou o Prefeito Agileu Lima, aplaudido no seu discurso de abertura.
Trabalhos e avanços – Romero Falcão, Secretário de Educação, falou da importância do tema, das dificuldades, e do empenho do corpo docente, dos avanços da educação no município e da participação integral dos Professores, em união, com o objetivo de proporcionar aos discentes melhorias constantes tanto na estrutura organizacional quanto no processo pedagógico, “Vivemos dias difíceis, aqui e em toda a região,mas não nos abalamos. A Jornada reafirma o nosso compromisso com a educação e nos motiva a continuar seguindo e acreditando. O tema apresenta aquilo que somos, onde vivemos, e a nossa realidade. Precisamos trabalhar e avançar dentro deste contexto”, concluiu.
Um encontro rico em propostas – Após a comunicação das atividades do CRAS, Edigleide Rabelo, Pedagoga, Escritora, Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Psicanalista Clínica em Formação, Consultora em Escolas e Empresas, palestrou sobre motivação e afirmou o seu encantamento com o público agradecendo também o acolhimento que recebeu na cidade. A Segunda palestra do dia foi primorosamente apresentada pela Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Ivânia Paula Freitas de Souza, tema: A Gestão da Educação Contextualizada no Semiárido: Indagações de um processo. Fechando as atividades do primeiro dia da Jornada Pedagógica 2012, o Pe. Paulo EHLE palestrou para os presentes apresentando o tema: O rosto do semiárido a partir do olhar do aluno.
As atividades continuaram no segundo dia da Jornada Pedagógica 2012 com as Oficinas Temáticas: Recatingamento com Aurélio Antunes, Fundo de Pasto com Valdivino Rodrigues de Souza, Pecuária no Semiárido com Paulo Roberto, Conservação do Meio Ambiente com Renilsom Pereira, Movimentos Populares no Semiárido com Pe. Paulo, Educação do Campo com Patrícia Alves e Alfabetização no Contexto do Semiárido com Joelma Dias, temas discutidos com propostas apresentadas na plenária. A Jornada Pedagógica 2012 em Andorinha marca o inicio do ano letivo com motivação e propostas enriquecedoras para a educação municipal.

Compartilhe isso