Mais uma vez a Região de Lage dos Negros fica as escuras devido a falta de energia elétrica, que assolou a comunidade por aproximadamente 38 horas sem energia. Ao solicitar reparos na rede através do 0800, a atendente infoma sempre que o problema está sendo resolvido. O que é inaceitável uma população que se aproxima a quase 25 mil habitantes, ficar sem energia por irrespossabilidade da Consersionária que presta serviço, neste caso a Companhia de Eletricidade da Bahia, COELBA, empresa pertencente ao grupo NeoEnergia.

Histórico do problema.

Os problemas das constantes faltas de energia na região de Lage dos Negros, interior de Campo Formoso é antigo. Os problemas começaram apartir da instalação da mesma, onde alguns agricultores do Baixo Vale do Salitre indignados com o uso de várias bombas de captação de água que são utilizadas ao alto do rio, quando ligadas as águas do Rio Salitre não chega até a parte baixa do mesmo. Esses agricultores praticavam vandalismo derrubando os postes de transmissão de energia. Para solucionar esse problema a empresa resove mudar a rede de Subestação do Junco, em Juazeiro, a a estação de Jacobina, assim resolve o problema das derrubadas de postes no Baixo Salitre, mas surge outro. Com o aumento da rede a falta de energia torna-se frequente devido a vários fatores: Problemas com chuvas, ventos ou mesmo pela distância da rede, o que é inaceitável uma vez que os consumidores pagam suas caríssimas contas, pois que não tem o Benefício da redução de taxa social, paga R$ 0,55 por Quilowats, muito caro por um péssimo serviço.

Assim a comunidade suplica por uma melhoria, verdadeira, dessa rede de eletricidade e que a empresa tenha a responsabilidade de oferecer um serviço de qualidade e que o governo acabe com o monopólio da concessão de serviços essenciais à população, não só a energia, mas também, o de telefonia (fixa) este é outro problema muito grave.

.

Por: Rodrigo Vicente, Portal Lage dos Negros