Eles parecem de verdade. Corpo, membros, tamanho, cabelo e até veias  enganam um observador menos atento. É difícil acreditar que bebês tão realistas sejam, na verdade, bonecos.
 Isso é possível graças a uma técnica de artesanato conhecida como Bebê reborn, palavra que em inglês significa “renascer”, utilizando materiais como vinil e silicone para reproduzir bonecos que se assemelham a bebês de verdade.

A artesã Jacy de Paula aprendeu a técnica em meados  da década de 1990, mas somente agora em 2011 decidiu criar os bebês reborn  para vender. Os produtos são todos importados, e requer bastante trabalho e dedicação. “É preciso muito cuidado, levo mais ou menos 10 dias para criar um bebê desses. São necessárias três camadas de tinta, e os bonecos devem ir ao forno para curar. Os cabelos são implantados fio a fio, para se aproximar cada vez mais do real.”

 

 
Os bebês reborn despertam interesses por inúmeros motivos: pais e mães que perderam ou que não podem ter filhos, ou ainda que desejam uma criança que pareça autêntica, mas sem a rotina trabalhosa que ela causa.

 

 
A aceitação, Jacy garante, é satisfatória. “As pessoas se encantam com os detalhes, e quase sempre só percebem que os bebês são de  mentira quando conto. É possível fazer um bebê aproximado através de fotografia, mas não idêntico, afinal os moldes já são pré-frabricados.O que possibilita é a escolha de cor dos olhos, pele, cabelo e tamanho”,esclarece.

 

 
 
Os bonecos custam em torno de R$ 1.200, devido ao custo dos materiais importados e do trabalho minucioso da artesã.

 

 

Para os interessados, os telefones para contato de Jacy dePaula são: 74-35415559; 71-88435676. Além disso, maiores informações no website www.jacydepaula.com.br

 

 

Por Karem Moraes

Rádio Caraíba

Fotos Bonfim News

Compartilhe isso