O Governo Cuidando da Nossa Gente através da Secretaria de Cultura de Senhor do Bonfim tem a honra de convidar a população bonfinense seus artistas, dirigentes, produtores e agentes culturais, para juntos comemorarem o “DIA MUNICIPAL DE CULTURA” que será realizado no dia 10 de dezembro de 2011 na Rua Juviniano Duarte (Calçadão) das 8h às 12h.

Dia da Cultura Bonfinense -Dia 5 de dezembro, comemora-se o Dia da Cultura Bonfinense, marcado pela vinda de Ruy Barbosa em nosso município no ano de 1919.

Cultura é toda a produção simbólica de um povo e que tem como potencialidades: a capacidade de geração de renda e emprego, qualificação das relações sociais, preservação ambiental, redução da violência, auto-estima, inclusão social, soberania de prazer e conquista de felicidade.

Pra a secretária de Cultura, Riana Oliveira, “é preciso democratizar o acesso à cultura e preservar a diversidade”, dando a possibilidade para que a comunidade participe ativamente da construção, participando das ações em todas as áreas culturais: na Audiovisual: o cinema, o vídeo, multimídia e televisão; nas Artes Visuais: o desenho, a pintura, fotografia, escultura, gravuras, instalações; nas Artes Cênicas: o teatro, a dança e o circo; literatura, música e tradição popular/ artesanato / gastronomia.

Para que essas ações sejam implementadas é importante que se trabalhe em rede permitindo uma articulação em nível: territorial, estadual, além das organizações da sociedade civil e empresas, fortalecendo os laços, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural do Município.

Programação da Semana Municipal de Cultura: 07/12/11 – Quarta-Feira Câmara de Vereadores, às 19h30: Academia de Letras de Senhor do Bonfim (ACLASB) promove Sessão Magna em comemoração à Semana da Cultura Bonfinense.

09/12/11 – Sexta-Feira Biblioteca Central (Pirâmide), às 19h: Lançamento do Livro: Peregrinação Interior: Transcendência, autor Fabio Souza, com noite de autógrafos e apresentações artísticas.

10/12/11 – Sábado Exposição de Artes Visuais no Calçadão das 08 às 12h com (Pintura em tela, Fotos, Grafites, Artesanatos com o Grupo URUPÊS ). Dança: (Afoxé Expressão,Ogundilê),(BaléSacramentinas;Profª,Cynthia),Dança;Contemporânea/Prof.Alexandre e HIP-HOP) Teatro: (Zumar, Aroeira, Xanda e Conceição) Palhaço Xeleléu: Geninho.Músicos: (Iris Guimarães, Maurino Carvalho, Daniel Gomes, Zecrinha,Trio Alvorada e Zé Bonfim e sua Gente).

Cine Teatro Reginaldo Carvalho CESC-COC, à noite, às 20h, na Escola Casinha Feliz: O poeta e professor Jotacê Freitas, natural de Senhor do Bonfim, lançará a Antologia BAIANICES, BAIANADAS E BAIANIDADES, e o Romance O REI CEGO E OS FILHOS MAUS

Fonte: Ascom