O município de Cansanção representará o Território do Sisal na 4ª Conferência Estadual de Cultura que será realizada em Vitória da Conquista entre os dias 30 de Novembro e 03 de Dezembro.

Serão apresentadas seis propostas de Projetos de Cultura debatidas na 2ª Conferência Territorial em Serrinha no mês de Setembro, sendo que uma das propostas apresentada pelo município de Cansanção “Ciclo Cultural Ecológico Rota de Canudos” tem perspectiva de se transformar em projeto nacional.

O Projeto Ciclo Cultural nasce em Lamarão vai até Itiúba, sai de Queimadas e vai até Monte Santo, a proposta inclui a Revitalização da linha Férrea de Transporte a passageiros para o Eco-turismo, Revitalização das Estações de Trens das respectivas cidades do território, Revitalização do Rio Itapicurú, A rota até Canudos reconstruindo as trilhas por onde passaram as tropas durante a Guerra de Canudos e uma reserva de Bioma Caatinga nativa reservada e tombada pelo IBAMA no município de Cansanção.

O Projeto é inspirado nos livros “Os Sertões” de Euclides da Cunha e “Treme Terra” de Oleone Fontes Coelho, autor do livro “Memórias de Cansanção” que será lançado em breve.

O Cansançaoense Jeová Gomes Buraqueira, será o Delegado Territorial, eleito representante da sociedade civil na última conferência do Território do Sisal realizada na cidade Serrinha em Setembro.

A coordenadora de Cultura do município de Cansanção, Thaís Macedo, também participará do evento juntamente com a equipe do departamento municipal de Cultura.

Fonte Portal de Noticias Net

Compartilhe isso