A equipe técnica do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TPNI) realizou entre os dias 8 e 9 de novembro o Seminário de Planejamento Bimestral 2011. O evento aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim (ACIASB) e teve como público-alvo gestores e representantes dos municípios consorciados.

O seminário teve o objetivo de passar informações mais aprofundadas sobre as características, as atribuições e as futuras ações do CDS TPNI, para aprofundamento do entendimento desse tipo de autarquia pública que foi instituída com o propósito de fortalecer as demandas socioeconômicas dos nove municípios que o compõem: Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Andorinha, Jaguarari, Ponto Novo, Caldeirão Grande e Antônio Gonçalves.

Entendimento e participação – As recentes transformações administrativas na política brasileira que introduziram os territórios de identidade, também fizeram surgir formas de desenvolvimento regional como os consórcios públicos intermunicipais. Por ser um instrumento novo, o consórcio exige dos entes consorciados a total compreensão de suas funções. Essa foi a grande razão do seminário.

“Hoje a grande fragilidade do Consórcio ainda é a base das informações: entender o que ele é e o potencial que possui. A partir desse conhecimento podemos automaticamente contar com a participação de todos” – explicou o conselheiro consultivo do CDS, Valdemar Borges.

SBP/2011 – Os representantes dos municípios consorciados acompanharam explanações feitas por Valdemar sobre as características do Consórcio (organograma, objetivos, fundamentação legal). As potencialidades e vulnerabilidades político-socio-economicas do TPNI também foram ressaltadas.

“A gente entende que essas explicações são sempre necessárias. E outra coisa, elas são bem dinâmicas e vão sempre existir, porque o dia-a-dia do governo se modifica. Acredito que as coisas começaram a clarear e que as pessoas entenderão a importância” – afirmou o consultor.

Metas – Por sua vez, o secretário-executivo do CDS, Yon Fontes apresentou as diretrizes e metas estabelecidas para a elaboração do Plano de Ação Bimestral 2011 e entregou aos presentes um cronograma de atividades que serão realizadas até o 1º trimestre de 2012. Dentre elas estão: o Plano Territorial de Resíduos Sólidos; Regularização de convênio CDS/SICONV; Discussão sobre o Hospital Regional e Saúde Territorial; Capacitação sobre Segurança Alimentar; Curso de Elaboração de Projetos.

“Acreditamos que tudo o que é feito na coletividade, através de consórcio, tem mais poder de reivindicação. Um município só, buscando algo só para si fica muito mais difícil. Mas, a partir do momento que nós nos unimos, como vimos aqui, fortalecendo esses nove municípios em um consórcio temos condições realmente de ter força para brigar pelo o que queremos” – afirmou o vice-prefeito de Jaguarari, José Roberto

Ascom

Compartilhe isso