A primeira escola municipal de tempo integral de Senhor do Bonfim, a Nívea Seixas, continua a manter a marca da inovação. Desta vez, a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente trouxe para a merenda escolar da instituição o saboroso beiju do Quicé.A iniciativa faz parte do projeto Beiju nas Escolas e é o resultado da parceria firmada entre o governo municipal e os produtores rurais do povoado de Quicé. Cerca de 240 estudantes da Nívea Seixas experimentaram a novidade na manhã desta quinta-feira (27).

Dez mil beijus/mês – O produto é feito na fazenda Tapuia. As mulheres do beiju já comemoram os resultados. De acordo com o coordenador do projeto, Reinaldo Santana (o Rê de Quicé), o Beiju nas Escolas é um grande incentivo do governo municipal para as famílias que vivem da agricultura familiar.

Desenvolvida em Senhor do Bonfim desde julho de 2010, a ação leva para as escolas municipais cerca de 10 mil beijus por mês. Somente hoje, na escola Nívea Seixas foram distribuídos 540 unidades do produto entre as crianças e adolescentes presentes.

Creches também são contempladas. Utilizam parte da verba destinada por lei (R$15 mil, dos R$ 209 mil) para investir na compra da merenda escolar que é produzida pela agricultura familiar.

Propriedades – O beiju é feito da massa da mandioca, uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias). Possui sais minerais, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do Complexo B. A mandioca é a base da alimentação de tribos indígenas brasileiras e há muito tempo faz parte da mesa de brasileiros de várias regiões e por isso a raiz possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba, entre outras denominações.

Pedro Castor da Ascom
fotos e matéria

Compartilhe isso