O Guia de Saúde Oral para Deficientes Visuais realizado pelo Odontólogo Dr. Artur Fernandes de Paiva Neto é finalista do Prêmio Saúde na categoria Saúde Bucal.

O Prêmio Saúde é promovido pela revista “Saúde! É Vital” da Editora Abril com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.

Esse ano foram inscritos aproximadamente 470 trabalhos.

“Agora que estou na final você poderá me ajudar a vencer!”, comentou Dr. Artur.

Aliar inclusão social à prevenção de doenças na boca: eis a proposta de um trabalho realizado pelo dentista Dr. Artur Paiva Neto no Instituto Psicopedagógico do Senhor do Bonfim, no interior da Bahia, que resultou em um livro de odontologia preventiva para deficientes visuais. Por meio de um livro em Braille, os indivíduos obtêm informações básicas sobre higiene bucal, dieta e ainda prevenção de problemas como o câncer de boca. Trata-se de uma maneira de ensinar a forma correta de cuidar dos dentes, da gengiva e ainda esclarecer a importância das sensações táteis para flagrar alterações que podem ser o início de um tumor, por exemplo. “Uma vez um aluno com deficiência visual me perguntou sobre qual era a melhor escova dental, e levei um susto, sem saber como explicar como ele poderia fazer a escolha”, conta o dentista Artur Paiva Neto, o autor do projeto. “Essa pergunta foi fundamental para que eu reformulasse todo o meu trabalho de conclusão de curso, com a idealização do guia”, relembra. Com esse guia em mãos, o deficiente visual está mais apto a ganhar uma saúde bucal de qualidade e autonomia, algo crucial para sua autoestima e inserção nos círculos sociais. A implantação do livro em instituições de educação e saúde na Bahia e no Sergipe despertou ainda uma maior preocupação com o bem-estar de todo o corpo. Um exemplo de como o acesso à informação pode mudar a conduta e a vida das pessoas. (site da Editora Abril).

Foram avaliados critérios como: impacto, educação para a saúde, originalidade e uso de tecnologia para escolher os finalistas. Os vencedores serão conhecidos em 29 de Novembro.

Ao lado dos jurados do Prêmio Saúde, você também pode ajudar o jovem bonfinense a ganhar este prêmio.

Para votar acesse o site abaixo, escolher Guia de Saúde Oral para Deficientes visuais e clicar em votar.

http://saude.abril.com.br/premiosaude/2011/votacao-finalistas.shtml?bucal 

Fonte: Portal SóAgitos, com informações do arturpaiva.blogspot.com

Compartilhe isso