O Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, completou este ano 25 anos. Para celebrar o aniversário, a unidade está promovendo, entre os dias 17 a 19 de outubro, o seminário Vem me Ver: conhecendo a universidade e discutindo problemas socioambientais.

De acordo com o professor do curso de ciências biológicas, do Departamento de Educação (DEDC) do campus, Marcos Marques, a iniciativa visa integrar a UNEB e a comunidade local, promovendo a visitação de estudantes de escolas do ensino médio e do público interessado às instalações do campus, para conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão do DEDC.

“Vamos montar stands, painéis e exposições para que durante as visitas possamos promover debates sobre os problemas ambientais do estado, despertando vocações profissionais e conscientizando a população”, explica Marcos, que coordena o seminário em conjunto com a professora do DEDC Marileide Saba.

O coordenador completa: “A região de Senhor do Bonfim apresenta questões socioambientais a serem solucionadas. Temos moradores que vivem num lixão e se alimentam de restos de comida. Além disso existe o problema do uso indiscriminado de recursos hídricos, especialmente para as hortas que ficam à beira dos rios, que estão contaminados com dejetos humanos”.

A programação do evento prevê ainda a realização de serviços como aferição de pressão, de nível glicêmico e determinação de fator RH. Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vão fazer demonstrações de primeiros socorros e proferir palestra sobre trotes telefônicos.

Além da visitação, que é franqueada ao público externo, o Vem me Ver conta com uma programação acadêmica, voltada para estudantes, professores e profissionais da área ambiental.

As inscrições devem ser feitas pelo site do seminário, até o primeiro dia do evento. A taxa é de R$ 20 (discentes) e R$ 30 (profissionais).

“Queremos conscientizar o cidadão local sobre o seu papel na preservação da natureza, fazendo com que ele perceba o impacto do aumento de lixo e que saiba reivindicar seus direitos junto aos órgãos municipais, estaduais e federais”, pondera o professor Marques.
Campus VII, 25 anos

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB foi fundado em 24 de fevereiro de 1986.

Atualmente, a unidade conta com 937 graduandos matriculados nos cinco cursos ofertados (bacharelados em ciências contábeis, enfermagem e pedagogia e licenciaturas em matemática e ciências biológicas). O quadro de servidores tem 60 professores e 25 técnicos administrativos.

Informações: DEDC/Campus VII – Tel. (74) 3541-8910.

Jairo Santana
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Compartilhe isso