Tendo em vista o crescente número de casos confirmados de pessoas infectadas pela Covid-19 em todas as cidades que fazem divisa com a cidade de Andorinha, nessa sexta-feira (dia 22 de maio) a Prefeitura Municipal de Andorinha, após debate no Comitê de Combate ao Coronavírus, lançou um novo decreto de nº 095 com diretrizes mais rígidas, principalmente no que diz respeito a entrada de pessoas provenientes de outros municípios.
O decreto além de prorrogar as medidas já publicadas anteriormente por mais 15 dias (fechamentos de alguns estabelecimentos comerciais e aplicação de medidas rígidas de higiene e distanciamento, aos estabelecimentos abertos), decretou também que a entrada de pessoas no município estará permitida apenas para moradores locais que apresentem documento de comprovação de residência ou que sejam reconhecidas pelas equipes das barreira. Quanto aos moradores de outras cidades que trabalham em Andorinha, estes deverão apresentar documento comprobatório de vínculo empregatício. No caso de pessoas residentes de outros municípios que necessitem fazer consultas médicas e/ou procedimentos médicos, fisioterápicos e odontológicos, precisam de comprovação mediante a apresentação de documento emitido pelo estabelecimento de saúde. Quanto aos trabalhadores dos serviços de manutenção de materiais e equipamentos o acesso será permitido a partir das 16 horas e somente enquanto durar o serviço. A entrada de vendedores comerciais, cobradores e vendedores ambulantes estará suspensa. Munícipes advindos de outras cidades serão avaliados e notificados nas barreiras sanitárias existentes nas fronteiras, assinando termo de isolamento social e domiciliar que deverá ser cumprido no período de 14 dias.
As medidas para distribuidoras de bebidas, gás e água também ficaram mais rígidas, essas, deverão manter as portas fechadas a partir das 16:00hs, podendo efetuar entregas a domicílio apenas de água e gás de cozinha, sob pena das sanções previstas no art. 268 do Código Penal. A utilização de som por órgãos públicos e privados estará estritamente condicionada a publicação de medidas educativas à população, bem como divulgação de comunicados oficiais, sendo expressamente vedada para fins publicitários.
“Estamos tomando novas medidas na busca de evitar que o vírus chegue a nossa cidade. Andorinha é conhecida por ser uma terra receptiva, e não gostaríamos de mudar nossa postura em um momento tão difícil, mas precisamos que neste momento as visitas na cidade sem um motivo realmente necessário sejam evitadas. É hora de isolamento social, de cuidar de nossas famílias e do nosso povo. Tenhamos fé que logo abriremos nossas portas aos nossos visitantes com o mesmo aconchego de sempre”, pede o Prefeito Municipal, Renato Brandão, que ainda conclui “Quanto ao uso de máscaras, gostaria de parabenizar todos os andorinhenses, mas esse é apenas o primeiro passo, aqueles que podem, evitem sair de suas residências, não é hora de festejar, é hora de se resguardar e orar para que esse vírus se afaste de nossa cidade.”

Compartilhe isso