A Bahia tem 104 cidades em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30).

Os números são resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O estudo separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório.

Segundo o levantamento, realizado entre janeiro e março, Senhor do Bonfim e outros 103 municípios baianos estão em estado de risco para as doenças. E mais 186 municípios estão em situação de alerta, incluindo a capital, Salvador.

O resultado da pesquisa deste ano representa um aumento em relação ao estudo divulgado em dezembro de 2018. Na época, apenas 69 cidades baianas tinham risco de surto das doenças – 35 municípios a menos.

Acesse a Tabela para ver todas as cidades.

Em área de risco estão alguns municípios da região como Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande e Ponto Novo. O estudo mostra que, entre 5.214 cidades estudadas no país, 964 estão em risco de epidemia e 2.160 estão em alerta.

Compartilhe isso