Resultado de imagem para sessão camara de andorinha

Na tarde da ultima quarta feira, dia 10, os vereadores de Andorinha, reuniram-se para mais uma sessão. Durante a sessão, alem das indicações apresentadas e votadas, os vereadores também fizeram uso da tribuna.

Chuvas que caíram no município e reforma da UBS foram destaques do pronunciamento do vereador Pega Bala.

Chuvas que caíram no município de Andorinha alegraram o homem do campo, mas também, causaram alguns trastorno, tanto na sede, como na zona rural. Na sede, segundo o vereador, Pega Bala, algumas residências foram invadidas pelas águas das chuvas, aonde três familiares perderam os móveis, e na zona rural, estradas vicinais foram danificadas “A chuva foi tranquila mas mesmo assim ainda causou alguns prejuízos, aonde eu mesmo presenciei a água invadir três residências e as famílias perderam quase tudo, mas mesmo assim, temos que agradecer pela chuva, porque a seca estava demais ” relatou Pega Bala.

Mais uma vez, o trabalho do secretário de saúde, Pablo Campos, foi elogiado, o vereador Pega Bala, falou sobre a reforma e ampliação da UBS, e criticou alguns colegas que na sessão passada criticaram o valor que o município pretende gastar com a reforma “Na última sessão reclamaram do valor, disseram que é pouco, mas o município vai gastar apenas com aquilo que é necessário fazer na UBS” disse Pega Bala.

Irmão Ednaldo reclama do atendimento da base do SAMU regional.

Na sessão da última quarta-feira (10), o vereador, Irmão Ednaldo, registrou a morte de um jovem vítima de afogamento, parabenizou a equipe da UBS, e fez crítica ao atendimento da base do SAMU de Senhor do Bonfim.
O parlamentar relatou que o jovem se afogou, ainda com vida foi resgatado, e levaram a UBS onde foi dada toda atenção, mas infelizmente o SAMU de Senhor do Bonfim chegou tarde “Está de parabéns a nossa equipe, agora eu quero lamentar a demorada do SAMU, o afogamento aconteceu por volta das 18hs, o rapaz precisava com urgência de uma transferência para Senhor do Bonfim, e a ambulância só chegou depois das 21hs, meia hora depois que o rapaz havia falecido” lamentou Ednaldo Macedo.

Ainda segundo o vereador, por conta da urgência em transferir o rapaz, o médico que estava no plantão da UBS, ainda teria sugerido colocar o paciente em uma ambulância, e a base do SAMU enviaria outra  ambulância para se encontrarem no caminho, mas a médica que está na regulação da base do SAMU não teria concordado “Eu peguei o telefone e falei com a médica, ela disse que a ambulância estava se deslocando, e que se deslocar foi esse que só chegou meia hora depois do óbito. Ela ainda mandou eu ir buscar recursos para a saúde, e eu disse a ela, que apenas para a saúde de Andorinha eu já tinha conseguido mais de quatrocentos mil reais, e ainda perguntei a ela, se ela sabia com quem estava falando” questionou Irmão Ednaldo.

Para evitar transtorno vereador sugeriu a construção de encosta.

Depois de parabenizar o presidente da Câmara, Marinaldo de Oliveira, pela sessão solene realizada para homenagear o padre Cícero, que está deixando a Paróquia de Andorinha, o vereador, Agnaldo Pinheiro, ainda na tribuna da Câmara, aproveitou e falou sobre as chuvas que caíram na cidade, e também fez críticas a Defesa Civil do município.

Segundo o vereador a Defesa Civil demorou para prestar socorro às vítimas, e sugeriu a Secretaria de Infra Estrutura que tomasse algumas providências “Por conta das chuvas a lama e água entrou em algumas residências, então seria bom que a Secretaria de Infra Estrutura fizesse uma contenção com pedras começando no Colégio Márcio Seno até a Rua Laje Branca para que a lama ou água não invada as residências, agora isso tem que ser feito logo, porque a previsão é de chuvas na região” alertou Agnaldo.

Vereador cobra instalação de brinquedoteca nas escolas da rede municipal de Andorinha.

Ao mencionar o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), afirmando que ações em benefícios das crianças e adolescentes são prioridades, o vereador Vagner Lavor, apresentou indicação cobrando do Poder Executivo a instalação de três brinquedotecas na sede do município.

Durante seu pronunciamento na tribuna, Vagner Lavor, disse que o município precisa parar de negligenciar as crianças, lamentando que o município de Andorinha está preste a completar trinta anos, e o município não tem nas escola esse importante espaço “O ECA é a única lei do nosso país que dá prioridade as crianças, não podemos aceitar de forma alguma, que Andorinha, preste a completar trinta anos, um município que recebe mais de R$ 6 milhões de CFEM, um município que tem em seu orçamento de 2019 uma dotação orçamentária que prever uma receita de R$ 49 milhões de reais, não tem uma brinquedoteca em nenhuma escola, isso é uma piada de mau gosto” lamentou Lavor.

Na indicação apresentada pelo parlamentar, ele solicita que o executivo instale três brinquedotecas na Escola Municipal Maria Vitor, Creche
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Peixe), e outra no antigo Colégio Estadual.

Brinquedoteca é um espaço de jogos, brinquedos e instrumentos para desenvolver a ludicidade da criança, podendo ser utilizada de forma livre ou com a orientação do profissional da brinquedoteca mais conhecido como brinquedista.

Postos de Saúde são reformados de três em três meses, reclama Ancelmo Enfermeiro.

O vereador Ancelmo Enfermeiro usou a tribuna da Câmara, na sessão da última quarta-feira (10), e ao contrário de alguns colegas que elogiaram o trabalho do Secretário de Saúde, Pablo Campos, Ancelmo Enfermeiro teceu crítica, inclusive reclamou das reformas de alguns postos de saúde “Aqui em Andorinha tem a mania de se fazer reforma em posto de três em três meses, é só colocar a placa e dizer que está reformado, passa uma mão de tinta e depois dizem que é reforma, aí fica as pessoas se molhando e forro danificado, reforma mesmo dura mais de um ano, mas aqui em Andorinha reforma de Posto de Saúde é de três em três meses” reclamou.

O vereador ainda reclamou que tem algumas localidades que alunos estão sem irem para a escola por falta de transporte, e parabenizou o trabalho da equipe da Defesa Civil pelo trabalho que foi prestado as pessoas vítimas das chuvas que caíram em Andorinha.

Presidente cobrou liberação do sistema de vídeo monitoramento e sinalização de trânsito para Andorinha.

O presidente da Câmara de Vereadores de Andorinha, Marinaldo de Oliveira, esteve em Salvador, visitando órgãos do governo do Estado,  fazendo cobranças para o município.

O vereador esteve na Secretaria de Segurança Pública, Detran, e acompanhado do prefeito, Renato Brandão, visitaram o departamento da Embasa.

Segundo Marinaldo de Oliveira, ele e o prefeito, estiveram na Embasa reforçando reivindicação da água para o Distrito de Sítio do Açude “É uma reivindicação antiga do prefeito que já cobrava essa água ainda quando ele era vereador, e no início dessa semana nós estivemos na Embasa aonde fomos bem recepcionados, e o encaminhamento foi feito” disse Marinaldo.
O presidente da Câmara esteve na Secretaria de Segurança Pública, cobrando a liberação do projeto do sistema de vídeo monitoramento, também esteve no Detran cobrando a sinalização vertical para o trânsito, e visando resolver algumas pendências do Garantia Safra de alguns agricultores, esteve também na Secretaria de Agricultura.

Depois de prestar contas da viagem que fez a Salvador, o presidente da Câmara ficou surpreso com as declarações do colega Ancelmo Enfermeiro, que afirmou que a Secretária de Saúde faz reforma nos postos de saúde de três em três meses “Precisamos checar essa sua informação pra ver se é apenas pintura de fachada como o senhor acabou de insinuar, porque se for, temos que tomar providências, e os responsáveis que venham se explicar” disse Marinaldo.

Compartilhe isso