A Escola Municipal de Produção iniciou seu projeto de treinamento dos estudantes do 5º e 9º anos, realizando na última quinta-feira (11), o primeiro simulado da Área de Linguagens.
No total serão seis simulados por trimestre: 02 da Área de Linguagens, 02 da Área de Humanas e 02 da Área de Exatas, intercalados num período de quinze dias. O objetivo é preparar os alunos de modo a garantir o acesso adequado a esta e a outras avaliações externas, promovendo uma melhoria significativa do processo ensino-aprendizagem e consequentemente, da prática educativa da referida Instituição Escolar.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.
O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país. Por meio desse indicador, as escolas podem formular (ou reformular) seu Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.
Vale salientar que esse procedimento pedagógico contempla todas as Séries/Anos de ensino, culminando com a aplicação do simulado nas séries finais do respectivo Ensino Fundamental.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Compartilhe isso