Atendendo ao requerimento, 002/2019, a Câmara Municipal de Sr. do Bonfim realizou mais uma audiência pública na noite desta terça-feira, 19 de março, o plenário ficou completamente lotado com a participação de representantes de diversos setores da sociedade. Requerida pelo Presidente da Casa, vereador Cleiton Vieira, a audiência teve como objetivo esclarecer os problemas e riscos que o lixão situado na estrada que liga a sede do município, ao Distrito de Quicé e a implantação da mineração na região da grota, Barroca do Faleiro, podem causar ao Meio Ambiente e consequentemente prejuízos aos seres vivos.

Inovadora, além das perguntas dos vereadores, das apresentações técnicas dos membros convidados para a mesa, a audiência contou com o questionamento de todos que se inscreveram, principalmente pessoas das comunidades que são afetadas pelos problemas. Foi disponibilizado o tempo de uma hora para as respostas, após uma hora de questionamentos, sendo esse tempo dividido entre os vereadores e a plateia.

A audiência pública contou com as presenças da Ilustríssima Promotora Daniela Cochrane, Sra. Bernadete Rocha, Superintendente de Meio Ambiente, Sra. Thaíse Loiola, Coordenadora do INEMA, Sr. José Carlos da Silveira, Analista Técnico do INEMA, Dra. Maiana Santana, advogada representante da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Proteção aos Direitos dos Animais – OAB, Sr. Luís Eduardo, Engenheiro Ambiental, Sra. Normilza Cristina da Silva, Professora do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, Sr. Antonio Célio de Castro, representante da Comissão Pastoral da Terra, Sra. Luciene da Silva, representante das comunidades envolvidas e a Sra. Kitty Tavares, coordenadora do SEMA.

Para o autor do requerimento, vereador Cleiton Vieira, as audiências públicas com a participação de representantes dos órgãos responsáveis, dá oportunidade para a população acompanhar de perto a atuação de seus representantes no legislativo bonfinense. “A audiência deu uma oportunidade para os bonfinenses debaterem a questão da mineradora que quer se instalar na região da grota e sobre os problemas que o lixão a céu aberto de nossa cidade, vem causando ao meio ambiente. Vamos ouvindo os representantes de órgãos ligados à área de meio ambiente, para que possam apresentar os esclarecimentos das denuncias apresentada pelas comunidades envolvidas”, disse o parlamentar.


ASCOM – Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim – BA

Compartilhe isso