Nessa quinta-feira (14/03) foi realizada a 5ª Sessão Ordinária, no ano de 2019, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. Conduzida pelo Presidente, Cleiton Vieira, a sessão teve início às 19h, e após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, teve início o expediente com matérias de autoria dos vereadores, com a sobra de tempo do expediente, foi dividido o tempo entre os vereadores Carlos de Tijuaçu e João Carlos de Castro.

O vereador, Carlos de Tijuaçu, iniciou sua fala saudando os presentes e iniciou sua fala esclarecendo uma notícia vinculada numa rádio local, onde teria vazado um áudio de seu celular na última sessão, “entrei em contato com a rádio e repudiei a informação, que alguém passou para o repórter”. Em seguida o vereador falou sobre seu discurso, realizado na 3º sessão ordinária de 2019, em que defende um servidor da secretaria de saúde do município, que foi acusado de ser funcionário fantasma. O parlamentar também falou sobre obras que foram solicitadas ao governo municipal, “a nossa escola de 1º Grau de Tijuaçu, vai ser reformada, já foi feita a licitação e logo será iniciada a obra”. Carlos, em seu pronunciamento também fez uma defesa ao Secretário de Administração, Cláudio Nunes, criticado na última sessão.

O vereador, João Carlos de Castro, começou parabenizou o presidente da Câmara Municipal, Vereador Cleiton Vieira, “Essa casa, hoje, tem uma estrutura montada para atender aos vereadores e bonfinenses, parabéns pela maneira que vem sendo conduzida e peço a Deus que lhe dê saúde, pois tenho certeza que o senhor fará uma grande gestão junto com sua equipe”. Em seguida falou sobre o início da implantação de sistema de abastecimento de água tratada para as comunidades rurais de Canavieira e Campo Cumprido, interligando a região de Carrapichel ao Distrito de Igara. “Eu juntamente com o Deputado Estadual Bobô, solicitamos, através de diversos ofícios, para o Diretor regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e conseguimos mais uma obra importante em beneficio às comunidades das zonas rurais, a obra tem um investimento de R$ 727 mil e vai beneficiar mais de 300 famílias”, disso.

*Na Ordem do Dia foram discutidas e votadas as seguintes matérias:*

• REQUERIMENTO Nº 003/2019, de autoria dos vereadores Cleiton Vieira Pinto e Edson Ribeiro da Silva, que “convoca a secretaria de administração, direção do DMTRANS e convida membro representante do ministério público para audiência pública para tratar dos problemas dos Bancos, trânsito e transporte público de Senhor do Bonfim”.

O requerimento de nº 003/2019, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, e discutido pelos vereadores Eliseu Conceição, Jorge Souza e Silva, Gerivaldo Sampaio, Andreilto Almeida, Reinado José, Alexandre Ferreira, Hermógenes Almeida, Edson Ribeiro, Carlos Alberto Dias dos Santos, Laércio Junior, para o vereador Cleiton Vieira, um dos autores do requerimento destacou que, “durante a audiência pública os vereadores vão ter a oportunidade de discutir com a população e com os representes dos órgãos, que são responsáveis pela fiscalização, para que expliquem as diversas denúncias que existem com relação ao atendimento dos bancos, no Departamento de Trânsito do Munícipio e no transporte público de Senhor do Bonfim”, disse.

• MOÇÃO DE PESAR, de autoria do vereador Edson Ribeiro da Silva, “pelo falecimento da sra. Jandira Alves de Souza, ocorrido no dia 19 de janeiro de 2019”.

• MOÇÃO DE PESAR, de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza,”pelo falecimento de Antônio Vieira de Sá, conhecido como Toni”.
Também aprovado por unanimidade, as moções de pesar, apresentadas pelos vereadores Edson Ribeiro da Silva e Eliseu Conceição de Souza, e foi discutido pelos vereadores autores da moção de pesar.

• MOÇÃO DE APLAUSO Nº 001/2019, de autoria do vereador Gerivaldo Sampaio, e subscrita a todos os vereadores, “ao senhor Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos, em virtude de acontecimentos no carnaval em escola de samba”.

Apresentado pelo vereador, Gerivaldo Sampaio, e subscrita por todos os vereadores a Moção de Aplausos ao senhor Fernando Rodolfo Tenório de Vasconcelos, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e discutida pelos vereadores Gerivaldo Sampaio e Elizeu Conceição.
Por fim, o presidente agradeceu a presença de todos e convidou a todos para a Audiência Pública sobre os impactos ao meio ambiente, causados pelo lixão e mineradora da Barroca do Faleiro, que será realizada terça-feira, dia 19 de março.
ASCOM – Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

Compartilhe isso